quarta-feira, 7 de março de 2012

Mel de Engenho

                                            


A cana de açúcar é moída no engenho.
Dessa tarefa são extraídos o açúcar, o melaço (ou melado) e a rapadura.
O melaço é chamado de mel de engenho. É chamado assim porque tem a cor e o sabor semelhantes ao do mel de abelhas e é feito no engenho.
O melaço era usado na alimentação dos escravos e da população simples; o mel de abelha era para os ricos.
O mel de engenho é delicioso, cheiroso e tem uma belíssima cor dourada.
Por ser muito doce, o mel de engenho é enjoativo.
Meu Paipreto e eu gostávamos de comer o mel juntos, no mesmo prato. Mãevelha e mamãe não gostavam disso, diziam que eu mais atrapalhava do que comia e não deixava meu avô comer sossegado.
Mãevelha colocava o mel em dois pratos, um para mim e outro para meu Paipreto. Eu ignorava o meu prato e metia a colher no mel do meu avô.
Um hábito que tínhamos era o de misturar farinha de mandioca ao mel de engenho; ficava uma gororoba até que gostosa, mas insuportável após algumas colheradas.
Comíamos eu e meu avô Paipreto. 
Eu não deixava meu avô sossegado, fazia uma bagunça danada e me lambuzava toda. Era farinha e mel pra todos os lados; mamãe e Mãevelha vinham com seus sermões de sempre:
"Mas papai, o senhor deixa essa moleca fazer o que ela quiser...Mas tu não tem jeito mesmo, não é João? Essa moleca faz de tu gato e sapato"
Eu fazia bico de choro e meu Paipreto me segurava junto ao peito e dizia a elas: "Se minha neta quer comer do meu prato, o que é que tem demais? Oxe! Não venha você e sua mãe bulir com minha neta".
O mel de meu Paipreto era mais doce.


                                              
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)