terça-feira, 11 de dezembro de 2012
Encomenda
Sempre compro frutas de um simpático senhor pernambucano. O conterrâneo é galego, gorducho, faiscantes olhos azuis, bochechas rosadas e corpinho de Papai Noel; lembra meu tio Erasmo, irmão de avó Mariana.
Não vi mais o vendedor de frutas e perguntei a um rapaz que me atendia e ele disse que o senhor pernambucano é pai dele e está descansando na Bahia.
Uma pessoa que estava comigo estranha o fato de um galego, alguém muito claro, ser nortista ou nordestino e eu disse que isso é preconceito e ignorância. Muita gente ignorante acredita no estereótipo de que no Sul do Brasil todo mundo é branco e no Norte/Nordeste todo mundo tem pele escura.
Não é assim não! Vejamos Ronaldinho Gaúcho e Daiane do Santos, são gaúchos e afrodescendentes.
Eu sou pernambucana, com muita honra e orgulho, e sou morena clara.
O povo anda tão "inguinórante", meu Deus.
Comprei coco verde e tomei a deliciosa e refrescante água ali mesmo enquanto falávamos sobre frutas, clima, calor e outras amenidades.
Defendemos nosso Nordeste na produção de frutas deliciosas, atribuímos o sabor e a doçura das frutas ao clima quente nordestino e a terra propícia. Naturalmente, puxamos a brasa para nossa sardinha.
O filho do conterrâneo é gorducho e moreno e reclamava do calor. Eu também detesto calor, passo mal, fico mole, aff!
O rapaz me diz que chegou jaca da Bahia e se vou querer; perguntei o preço e achei caro: "Oxe! Vinte conto por uma jaca?! Está caro demais, colega!"
"Mas tem jaca de 15 também".
"Quero não, ainda está cara"
"Mas está docinha, quer experimentar? Pronto! Lhe faço-lhe por doze reais, certo?"
Trouxe a jaca e já devorei metade.
É assim que trato as pessoas, com educação e respeito. Muitas vezes encontro alguém na rua que conversa comigo, pergunta sobre meus irmãos e meus sobrinhos mas quando a pessoa vai embora eu fico tentando lembrar de onde a conheço. Falo, converso mas não sei quem é. O importante é a educação.
Acho que vou para a segunda metade da jaca.
Delícia!
Marcadores:
água de coco,
Bahia,
Brasil,
frutas,
galego,
ignorância,
jaca,
nordeste,
Norte,
Papai Noel,
Pernambuco,
preconceito,
Sul
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)