quarta-feira, 9 de março de 2016

Aptidão

                                  Resultado de imagem para tocando violão


Minha sobrinha Beatriz está tendo aulas de violão e está muito animada. É tão bom quando os pais investem na Educação dos filhos e apoiam seus interesses e incentivam seus talentos e aptidões.
Lembro de uma professora do Ensino Médio que nos disse certa vez: "Aptidão é algo que gostamos de fazer e fazemos bem".
Ela disse ainda que se não exercermos nossas aptidões e não botarmos em prática aquilo que gostamos, que fazemos bem e aquilo que queremos ser, morreremos em vida. Tudo morre dentro nós, inclusive nós mesmos.
Lembro do desenho pedagógico que ela fez na lousa, um bonequinho de pé e caminhando em direção aos seus sonhos, mas por nunca ter uma chance ou incentivos, acabou morrendo.
Sempre gostei de música, arte, cultura, literatura e todas as formas de expressão artística humana. Acho lindo quem sabe tocar um instrumento, pintar quadros, dançar e várias outras formas de arte. Admiro muito.
Lembro da flauta doce que foi nos oferecida na escola, levaríamos para casa para nossos pais verem e no dia seguinte traríamos o dinheiro ou a flauta de volta.
Eu queria tanto aquela flauta! E por que era chamada de flauta doce? Era doce mesmo? 
Mas como sempre, ouvi os ubíquos "para o mês, um dia, quando der, agora não..." Fiquei triste.
Já falei aqui e repito, tenho trauma de promessas não cumpridas, de adiamentos, quebras de compromisso e de palavra, detesto desculpas e mentiras.
Eu também gostava de dançar e queria muito que mamãe comprasse um vestido de bailarina para mim, mas não dava.
Ia para o quarto, fechava a porta e dançava, ou tentava, dançar igual às chacretes dos Chacrinha, mas um dia papai me viu dançando e fui motivo de piadas e gozações por um bom tempo.
Sempre as piadas sem graça, as gozações humilhantes, o adiar perverso. Sempre.
Lembro também do programa infantil TV Globinho, que mostrava aulas de violão duas vezes por semana. As cordas do violão, as notas musicais, o tempo da música... Já que não deu para comprar a flauta doce, talvez agora dê para comprar um violão. Agora não.
Sigo amando a arte, a música, a literatura... Só não sei dançar, nem tocar instrumento musical nenhum.
A aptidão morreu.
É isso.


                                           Resultado de imagem para tocando violão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)