quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cirurgia de Correção de Fístula Liquórica

                                       


A fístula liquórica é uma complicação presente em casos de cirurgias em base de crânio (adenoma de hipófise) e deve ser diagnosticada corretamente a fim de evitar complicações como a meningite. 
Em outubro de 2009, dois meses após acordar do coma e voltar para casa, tive que retornar ao hospital e ficar internada por 21 dias para tratar de uma meningite. No início era uma dorzinha de cabeça chata que foi evoluindo para uma dor muito forte. Eu perdia muito líquido (líquor) pelo nariz e tinha dificuldade em mexer a cabeça; a nuca ficara rígida.
Os sintomas da fístula liquórica são a rinorreia (líquido/líquor que sai pelo nariz) e que pode piorar com esforço físico, tosse, espirro, mudar a posição da cabeça e forçar para ir ao banheiro.
Como tenho prisão de ventre, acabo colaborando sem querer para o aumento e risco da fístula liquórica. Por isso consumo cereais integrais, granola, aveia, soja, iogurte Activia e bebo muita água. Faço minha parte, mas têm dias que é uma dificuldade tremenda.
Bom.
A secretária do neurocirurgião, Dr. Ricardo, me ligou e disse que a cirurgia está marcada para quarta-feira dia 14/12. Falei também com a anestesista, a Drª Celeste, que me orientou, foi muito simpática, gentil e compreensiva.
Disse que preciso fazer a cirurgia; sou suscetível a infecções e a meningites e numa dessas corro o risco de morte. 
A Acromegalia é terrível. Meu Deus.
A médica também me disse que há pacientes que se recusam a fazer a cirurgia e isso prejudica ainda mais o problema e no geral são pessoas simples e/ou pouco instruídas.
Mas eu posso falar de cátedra (experiência própria) que mesmo sendo uma pessoa com boa formação cultural e a leitura de muitos livros, há momentos que são brabos; difíceis de encarar. É preciso ser um/a Übermensch (Super Homem/Super Humano de Nietzsche) para enfrentar os problemas e as dificuldades a nós impostas pela vida, pela doença e por muitos outros fatores.
Mas super heróis e guerreiros também temem, choram, duvidam, doem.
Sou forte. Sou guerreira.
Dias melhores virão.
                                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)