sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ACROMEGALIA

Doença do crescimento; desfigurante, desagradável. Brutaliza o rosto, as feições. Num homem as deformações não são tão assustadoras quanto numa mulher (na minha opinião). É difícil para uma mulher ter um rosto masculinizado e mais difícil ainda é ter de suportar os olhares das pessoas e seus comentários cruéis. Mas me pergunto se essas pessoas carregadas de preconceito são tão perfeitas assim.
A ignorância aliada ao preconceito é doença mais grave. Então, temos duas opções:
1ª - Deixar que o preconceito nos magoe e nos afaste daquilo e daqueles que gostamos; ou
2ª - Encarar a doença e o preconceito de cabeça erguida, afinal de contas somos doentes e não criminosos!
Crime maior é o descaso, a ignorância, a estupidez, o preconceito.
Não vou me trancar dentro de casa, me isolar do mundo só porque as pessoas me olham de modo estranho. Problema delas!
Saio às ruas, tenho que sair! Tenho que ir às consultas médicas, fazer exames, levar exames, comprar remédios...Minha vida e minha saúde são muito caras, raras e importantes.
Há raros casos de pessoas educadas que vêm até a mim e me perguntam sobre minha aparência.
Há casos numerosos de pessoas que me olham insistentemente e eu as pergunto se posso ajudá-las em algo. Ficam sem jeito e se afastam, outras negam que estivessem me encarando.
De qualquer forma procuro sempre me aproximar da pessoa de forma educada. A educação derruba as barreiras e desarma.
A educação é o melhor tratamento e remédio para a ignorância.
Bom... Essa primeira parte é só uma introdução, um começo. Aos poucos mais informações serão adicionadas.
Voltarei em breve.
Cicinho.
Sofreu preconceito por ser negro e desprovido de beleza física.
Mas Cicinho tomou a atitude correta: Mostrou a língua dizendo: "Olha como estou preocupado! Ignorante!"

3 comentários:

  1. ADOREI o texto, Rejane!!! Fez muito bem em montar o blog!!! Quanto mais informação as pessoas tiverem, menor é o preconceito!!! Hahahaha, e dei risada com o Cicinho! Issaê, tem que botar moral mesmo!!! Se precisar de alguma ajuda, conta comigo. Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Talvez pense que te parabenizo pelo blog, não. Te dou parabéns pela coragem, disposição e vontade de viver. E estar aprendendo a conviver com esta doença!Estúpida, como diz você. Acompanho suas dificuldades e sua luta. Fico, às vezes, com vontade de te pressionar quando em alguns momentos percebo que esmorece, se cansa, entristece. Mas, reflito o quanto deve ser difícil, e é, ser acromegálica. E me coloco no seu lugar, tento, me esforço. Como dizia a nossa mãe,esse é o melhor e mais difícil exercício, mas o mais necessário também: se colocar no lugar do outro! Hoje, ouvi uma música que me lembrou você e - pela primeira vez - olha que já ouvi essa canção inúmeras vezes, percebi como a letra é a representação da sua vida, da sua luta. "Maria, Maria é o som, a cor,o suor. A dose mais forte e lenta. De uma gente que ri quando dever chorar. Que não vive, apenas aguenta. Mas é preciso ter força,ter raça, ter gana, sempre. Quem traz no corpo a marca, Maria, maria, mistura a dor e a alegria. Mas é preciso ter manhã,ter graça,ter sonho,sempre. Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida!
    É o que desejo pra vocÊ e espero de você.
    Rosi.

    ResponderExcluir
  3. Adorei Cicinho!!! É isso aí, Cicinho, aqui pra eles. E também adorei o blog, a iniciativa, os "causos" de infância, seu José Soares e, claro, Cicinho. Beijos.

    ResponderExcluir

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)