sábado, 19 de abril de 2014

Ishtar

                                



Quinta-feira, seis e quarenta da manhã.
Abro o portão para tirar o possante e ir ao trabalho, olho para os dois lados da rua e vejo o movimento de pessoas apressadas indo ao trabalho, mães levando os filhos pequenos para a escola, vans escolares levando a molecada, carros e caminhões manobrando na pequena rua onde moro e adjacências.
É um bairro movimentado.
Vejo uma figura pequena andando de um lado para o outro; parecia estar perdida e assustada: era um gatinho abandonado.
Os carros passavam e desviavam do pequeno filhote e se nada fosse feito, seria questão de minutos até ser atropelado. Os funcionários, abestados, de uma agência davam risada ao ver a agonia e o sofrimento do pobrezinho que andava sem rumo e sem poder enxergar devido ao excesso de secreção em seus olhinhos. 
Como tem gente ruim nesse mundo! Rir de uma criatura que sofre? Qual a graça nisso?!
Passou uma "Perua" dos Correios em alta velocidade, como sempre, e pedi a Deus que protegesse o gatinho. Fiquei olhando e esperando para ver a reação do motorista, mas ele percebeu que eu olhava e desviou do bichano. Ainda bem.
Há alguns meses um idiota acelerou, atropelou e matou a cachorrinha que era alimentada por mim. Esse monstro, cão dos Infernos, fez de propósito e quase subiu na calçada para poder matar a pobrezinha. Que Deus a tenha.
Fiz sinal e pedi ao motorista do caminhão que pegasse o gatinho para mim e ele pegou.
Entrei em casa e fiz uma caminha quente e fofinha para ele e deixei comida e água; cheguei atrasada ao trabalho, só uns dez ou quinze minutos.
Aos poucos foi se adaptando e explorou meu exuberante jardim.
Hoje tomou banho com shampoo infantil da Natura; é dos meus sobrinhos. Pensei comigo: Se não faz mal às crianças não poderá fazer mal algum ao gatinho.
Dei banho, limpei a secreção dos olhinhos e nariz, sequei bem e o envolvi em um pano quentinho. Mas o gatinho preferiu se aquecer sob o sol.
Acho que o gatinho é fêmea e dei-lhe o nome de Ishtar, deusa acádia da fertilidade e da primavera.
Ela está se alimentando aos poucos, como muito pouquinho e bebe bastante água. Estava febril quando chegou e a mantive isolada dos outros gatos; o rapaz do pet shop disse que a secreção nos olhos e a febre são devidos à má nutrição. A pobrezinha foi largada à própria sorte e nem tinha desmamado direito ainda.
Quem é o animal irracional?
Ishtar está bem e se recupera aos poucos. Já atende ao meu chamado e mia quando sente-se perdida, mas ao ouvir minha voz vem em disparada ao meu encontro. Ronrona, sorri, mia, se esfrega em minhas pernas e me olha com seus olhinhos ainda meio fechados.
É isso.



                                
Pétala e Ishtar



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)