terça-feira, 17 de setembro de 2013

Diagnóstico: Acromegalia

                                 



Conversava com uma paciente acromegálica e falamos sobre a dificuldade em se diagnosticar corretamente a Acromegalia.
Como já relatei em postagens iniciais desse blog, tive problemas em encontrar um médico que acreditasse em mim, que olhasse com atenção os exames que lhe mostrava, que me ouvisse, que me respeitasse, principalmente.
Perambulei pelas ruas de São Paulo carregando exames. Enfrentei o calor humano dentro do metrô e dos busão lotados. Caminhei muito para então chegar ao consultório de um médico velho rabugento que mal me olhava na cara e muito menos os meu exames.
Tinha um trabalhão danado para conseguir a autorização e a senha do convênio médico para poder fazer os exames. Quando finalmente conseguia, levava os benditos para o médico mal humorado que simplesmente me dizia que era "apenas uma pequena inflamação".
Eu também levava os exames da coluna e perguntava se cirurgias resolveriam o problema e ele apenas dizia que "tem 50% de chance de dar certo e 50% de chance de não dar certo".
Tá.
Desconfiava que aquele velhote mal humorado não ia com a minha cara.
Fui a outros médicos que nunca ouviram falar em Acromegalia. E Gigantismo e a Doença do Crescimento, já?
Nunca souberam de casos de crianças e jovens que crescem acima dos dois metros de altura?
Em que faculdade se formaram?
Se não ouviram falar sobre a Acromegalia, então por que não me permitiam falar sobre ela, sobre os sintomas, sobre as mudanças físicas e os problemas causados por ela?
Seria apenas virose?
Depois de muito vai e vem, encontro o médico que acreditou em mim, mas que não sabia ver/ler/interpretar os exames, era muito desorganizado e arrogante e disso tudo deu-se todo o problema que também já relatei.
Soube de casos de acromegálicos que fizeram dietas a mando de seus médicos porque haviam ganho muito peso subitamente. O ganho de peso é um dos primeiros sintomas da Acromegalia.
Esses pacientes que fizeram dietas acabaram ficando anêmicos.
Sempre um longo caminho a percorrer até um dia encontrar um médico que tenha ouvido falar em Acromegalia, que nos ouça e olhe nossos exames.
E que saiba o que está fazendo também.
Se o médico desconhece a doença isso não quer dizer que ela não existe!
E mesmo eu sempre falando sobre Acromegalia, falando sobre como a médica do DETRAN desconfiava de Acromegalia, levando exames que constatavam a Acromegalia, muitos médicos desconheciam a Acromegalia e me encaminhavam a outros colegas seus que também desconheciam a Acromegalia e achavam que eu estava desperdiçando meu tempo e o deles.
Achavam que eu era uma dessas "Donas Marias" que adoram bater perna pelos hospitais, principalmente pelo Hospital das Clínicas, só para depois dizer para conhecidos e familiares que tinham ido às "crínicas".
O HC deve ser procurado para quem tem doenças sérias, raras e necessitam de tratamento adequado, mas tem gente que se abala lá do fim do mundo, encara transporte público lotado só para ir às clínicas porque tem pressão alta, diabetes, dor de ouvido...
Esses problemas de saúde podem ser tratados nos Postos de Saúde do bairro e assim evitaria o excesso de pessoas e a demora pela espera de uma consulta nas "crínicas".
Bom...
Estou torcendo para que a médica não me interne até sexta-feira; quero passar o fim de semana com minha família e meus gatos e na segunda-feira irei ao hospital e me internarei, muito provavelmente.
Não gosto de hospitais, de ficar longe de casa, do trabalho, da família, dos meus gatos e da liberdade de viver, mas tem gente que adora procurar doença onde não tem só para ficar afastada do trabalho e ficar sem fazer nada.
Prefiro ter saúde para fazer tudo e ficar bem longe de hospitais.
Mas é preciso, infelizmente é preciso.
E no final das contas, tudo dá certo.
É isso.




Amo Nietzsche
                                        


                                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)