segunda-feira, 24 de março de 2014

Furão

                                 


Fui ao Pet Center da Marginal Tietê para comprar o saco de dez quilos de ração para os gatos e comprei também, como sempre, ração molhada e areia sanitária.
Parei por um momento próximo ao aquário para ver o tubarão preguiçoso e os simpáticos peixinhos, principalmente o meigo e sorridente baiacu. Sempre uma simpatia, essa criaturinha.
Vi coelhos fofinhos, é tempo de Páscoa e a venda desses bichos aumenta, ariscos e lindos.
Páscoa é época de chocolate, olhando por uma óptica comercial e deliciosa e sem envolver questões religiosas, e não da venda de animais inocentes que se transformarão em um problema após a passagem do feriado. A animação é apenas antes e durante, mas depois que acaba, as pessoas caem na realidade e percebem (!) que coelhinhos comem, fazem cocô, xixi, precisam ter suas gaiolas limpas etc... Melhor presentear com ovos de chocolate e coelhinhos de pelúcia.
Vou ao segundo andar para pegar a areia sanitária e lá estão filhotes lindos de cães e gatos à venda por módicos preços que giram em torno dos três mil reais. Acho isso tão desumano, cruel, insensível...
Cobram um preço tão alto por bichinhos fofinhos, mas os mantêm em uma jaula de metal frio. Solidão, tristeza, vontade de sair dali, brincar, correr em um espaço maior... 
Já falei sobre isso aqui, mas cada vez que volto ao Pet Center, saio de lá com o coração partido e desejando ser milionária. Rica não, milionária, é preciso ter muito dinheiro para fazer o que eu gostaria tanto de poder fazer um dia: comprar todos os animais e levá-los para um ambiente agradável, saudável e livre.
Aves, roedores, peixes, cães, gatos e furões. 
Vi uma simpática família de furões à venda e o preço de cada um era de aproximadamente quinhentos reais. Em que se baseiam para calcular o valor/preço de um animal?
Os furões são fofinhos, sapecas, ativos e muito bonitinhos, mas têm caninos afiados de um roedor carnívoro, como o é.
Vejo um gatinho cinzento deitado na caixa de areia e ao me aproximar ele se levanta, estica o corpo e arranha o vidro da jaula. Olha para mim e mia; ele queria sair dali. E quem não queria?
Fiquei com um sentimento de impotência e muita tristeza, mas fiz-me forte e disse ao lindo felino que um dia voltaria para buscá-lo. 
Claro que não tenho três mil reais para comprar um animal, sou contra a compra e venda de animais e preferiria usar o dinheiro com alimentação, cuidados médicos etc...
Fiquei pensando no gatinho cinzento que se parece muito com minha Clara Blue, minha Clarinha.
É isso.
                                   Clarinha


Gato Bengal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)