segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Flamingos

                                    



Eu gostava de observar as coisas; qualquer coisa, qualquer objeto, qualquer forma.
Adorava olhar, observar, analisar objetos feitos de vidro e tinha muita vontade e curiosidade em saber como aqueles objetos eram feitos.
Garrafas de vidro que armazenavam remédios e bebidas; eram todas atraentes para mim e aguçavam minha curiosidade. Como fizeram? Por que têm vidros claros e coloridos? Parecia um mundo diferente; será que teria alguém naquele mundo de vidro? Naquelas cores?
Ficava longo tempo segurando o objeto de vidro e imaginando como fora feito, como se chegou àquele formato. Era tudo tão bonito, diferente, instigante  e interessante para mim. Era apenas vidro. Coisas feitas de vidro.
Uma patroa de mamãe morava em um bela casa com muitos cômodos e eu ficava encantada com os bibelôs espalhados pelos móveis. 
Eu andava pelos cômodos da casa e parava na cozinha que era muito moderna para a época; era uma cozinha americana. Nunca tinha visto armários embutidos, nunca tinha visto fogão com botijão de gás, geladeira, liquidificador... tantos móveis e eletrodomésticos modernos; nossa casa era tão simples.
Nossos móveis eram simples: mesa, cadeira, cama, guarda roupa, fogão à lenha, "guarda comida" (armário da cozinha)...
Vasos pequenos e com cores peroladas nos quais eram colocadas flores aos pés dos santos. Eu observava aquelas cores que lembravam conchas do mar.
Da cozinha bonita eu observava o quintal, mas não ia lá fora. Tinha dois enormes cachorros pretos que ao me ver balançavam o cotoco do rabinho.
Eu ia para um quarto onde tinha uma cômoda cheia de bibelôs: bonequinhos, bailarinas, flores artificiais e flamingos de vidro.
Os flamingos eram de vidro transparente e tinham um leve toque rosado nas pernas e nas asas; aquilo me fascinava. Como moldaram o vidro naquele formato? Como colocaram cor dentro dos flamingos?
Eu viajava na imaginação, nas curvas e nas formas dos pássaros pernaltas.
Até hoje tenho um certo fascínio por objetos feitos de vidro, principalmente garrafas, e algumas vezes viajo no tempo e no espaço quando vejo um bonito objeto ou recipiente feito de vidro.
Comprei azeite de oliva turco envasado em uma bela garrafa cujo formato remete à cultura do país; olivas (azeitonas) e folhas esculpidas no vidro... voltei no tempo.
Será que as pessoas se perguntam como as coisas são feitas? Como chegou-se ao formato daquele determinado objeto? 
Mamãe trabalhava na casa, conversava com a patroa, me dizia para não mexer em nada, me mandava ficar sentada quietinha  e que logo iríamos para casa, mas eu queria ficar no quarto com os flamingos de vidro.
Eu achava que tinha alguém morando ali dentro daquelas curvas, daquelas formas vítreas.
Eu queria que os flamingos de vidro fossem meus.
É isso.



                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)