sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Coisa de Paulista

Paulistanos a caminho da praia
                                      

Estou em São Paulo, meu santo São Paulo, há trinta e nove anos.
Amo tanto meu Pernambuco quanto meu São Paulo.
Cantávamos o hino paulista na escola e imaginava São Paulo de pau e pedra, pedra e cal...
Como falei na postagem anterior, basta chover ou baixar a temperatura e o paulistano se agasalha todo; é um "dizagero" de blusas, cachecóis, toucas...
Aliás, demorei a entender que paulista é o mano que nasce no interior e paulistano é o mano que nasce na capital, tá ligado?
Paulista ou paulistano, na verdade é tudo igual, é nóis.
Bom, paulista não usa o plural, paulista "come" o "S" das palavras, por exemplo: "Um chopps  e dois pastel... Vou buscar os livro... Vou trocar os pneu do carro..."
Paulista come bolacha e não biscoito.
Paulista diz: "Passa lá em casa", mas não dá o endereço. 
Paulista fica mais de cinco horas no trânsito para descer para o litoral e quando chega lá, chove.
Praia de paulista é Shopping. 
Quando têm feriados prolongados, metade dos paulistas fica preso nos congestionamentos e a outra metade fica na fila do caixa das lojas, supermercados e Shoppings.
Paulista fala meio italianado, o "R" é forte, sonoro, bonito. 
Paulista fala muito "meu": "Se liga, meu", "Meu, a parada é a seguinte", "Tá loco, meu".
Paulista fala "as mina e os mano".
Paulista fala "Tá ligado? É nóis, Tá me tirando?"
Paulista é muito da hora!
Amo por demais a terra da garoa e de céu cinza , a terra de trânsito caótico, de congestionamentos, a terra da pizza, das quermesses italianas e das festas juninas nordestinas. 
São Paulo tem de tudo. São Paulo tem "intaliano", como dizia papai; tem nordestino, tem boliviano, coreano, tem toda a gente de todos os cantos do mundo.
São Paulo tem judeu, muçulmano, cristão, macumbeiro, espírita...
São Paulo tem de um tudo e de tudo um pouco.
São Paulo que nos recebeu e ainda recebe gente de todos os cantos desse Brasil continental e de todos os cantos do mundo.
Mas o melhor de tudo é que São Paulo tem o Corinthians, o nosso "Curinthia", mano!
São Paulo, meu santo São Paulo.
É nóis.
                                     
                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)