sexta-feira, 1 de junho de 2012

São João

                                        

Hoje é primeiro de junho, é o primeiro dia de São João.
São João dos cabelo cacheados. 
São preparadas as festas juninas, muito mungunzá, canjica, arroz doce, doce de leite, cuscuz, tapioca... Nordeste.
Festas italianas, quermesses, quentão, vinho quente, macarrão... São Paulo.
O sertanejo planta em dezenove de março, dia de São José, para colher em São João e Santana (junho e julho).
A seca está castigando "de novamente" o Nordeste, o meu Sertão, mas eu vi no Globo Rural que uma chuva caiu lá pelas bandas do Sertão Pernambucano.
Tomara, Meu Deus, tomara. 
Que venha chuva boa, chuva que molhe a plantação, chuva que mate a sede do povo e da criação. Amém.
Como diz tia Antônia, me dá um baque no coração ver tanto sofrimento, tanta agonia, ver o bicho morrer de sede, o povo. 
Eu passei por isso, eu sei o que é isso. A seca, a fome, a necessidade em meu corpo, em minha pele, em meu estômago, em minha alma. Em minha família.
Nos mudamos para "Sum Paulo", o Santo São Paulo de mamãe, que dizia, como na música de Luiz Gonzaga: "A mala era um saco e o cadeado era um nó... Eu penei, mas aqui cheguei".
Que São João traga fartura.
Que São Pedro traga chuva.
Que Santo Antônio traga os maridos pedidos pela mulherada encalhada.
Eu quero não, obrigada. Acho que vou ficar "costurando bizaque que nem moça véia que está no caritó" (numa tradução livre: solteirona que ficou para titia).
Papai contava causos de São João: "São Pedro era o sacana do grupo, Santo Antônio o equilibrado e São João o dorminhoco. Pedro fugiu com a noiva de Antônio e João não viu nada porque estava dormindo".

Capelinha de melão
é de São João
é de cravo, é de rosa, é de manjericão
São João está dormindo
não acorda não
acordai, acordai,
acordai João

São João é a época mais festiva para o sertanejo.
Permita Deus que esse trio mágico traga coisas boas. Amém.
E para quem interessar possa:
13 de junho - Santo Antônio.
24 de junho - São João.
29 de junho - São Pedro.
Meu Paipreto é de 29 de junho de 1885.
E 29 de junho também é o aniversário da minha irmã Rosi.
É isso.

Beatriz, Pepê e Rosi
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)