sábado, 25 de janeiro de 2014

Ajax

                                                                   


É sempre tão bom sonhar com mamãe.
Mamãe nunca está parada, quietinha... não. Mamãe está sempre pra lá e pra cá, sempre agitada, esperta, viva, animada, trabalhando e trabalhadora.
Sempre mamãe.
E mais um sonho com mamãe me ajudando a limpar e a arrumar a casa. Qualquer casa, onde quer que eu esteja.
Eu dizia para mamãe não se preocupar tanto, não trabalhar tanto, a casa estava limpa, era só tirar o pó dos móveis e passar um pano no chão, mas ela insistia.
Hoje existem inúmeros produtos de limpeza para os mais variados fins, mas na nossa época tínhamos poucas opções. Mamãe gostava de lavar roupas com o sabão em pó OMO e com sabão em barra, ou sabão de pedra, como ela dizia. Ela nos mandava comprar duas ou três pedras de sabão da marca Rio, tinha que ser sabão Rio, outro não prestava não, dizia ela.
Detergente era ODD azul e os desinfetantes de pinho, jasmim e lavanda eram comprados do senhor que passava na rua com sua Perua Kombi sempre tão cheirosa.
Anunciam na TV um novo produto de limpeza; um produto com cheiro forte que limpa, desengordura e deixa tudo brilhando! AJAX. 
Mamãe gostava do AJAX, principalmente para limpar o banheiro. Mas o cheiro do produto era tão forte que nos deixava meio tontos. E isso somado ao inseticida que ensopava nossos cabelos na infindável luta contra os piolhos. Não era à toda que éramos tontos. Éramos?
Bom...
Estou na casa com mamãe, vamos lavar a garagem. Pego um AJAX e mostro pra ela: "Olha o que eu comprei pra nossa limpeza, mãe. Eu sei que a senhora gosta desse".
Coisa tão boba e tão simples, mas tão boa de sentir.
Livros espalhados pela casa. Livros sobre a mesa da sala, estante, rack, sofá... pela casa toda. Meu irmão, minha cunhada e minha sobrinha estavam sentados no sofá maior e a pequena Rafaela brincava com os gatos. Mamãe pegava dois livros que eu havia separado para emprestar para meu irmão e cunhada: livros sobre como cuidar de crianças; da alimentação à educação.
Crianças sempre bem vestidas, bem calçadas e sempre com boa aparência é até legal, mas será que essas mesmas crianças são bem alimentadas e bem educadas?
Eis a questão.
Bom...
Foi e é sempre tão bom sonhar com mamãe.
E eu agora vou para o segundo "round", vou terminar de limpar a casa e finalmente lavar a garagem. Hoje é sábado e têm menos carros na rua.
E tem a parte chata também: passar a roupa nesse calor! Vou passar a roupa de trabalho, graças a Deus!
É isso.


                                          


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)