terça-feira, 11 de outubro de 2011

Aparência

Somos julgados pela aparência.
Somos agradáveis se somos bonitinhos e causamos certo receio se não somos bonitinhos.
E não somos apenas nós, os seres humanos e animais racionais; a bicharada também sofre com o excesso de falta de beleza.
Por exemplo: Há oito anos peguei na calçada uma cachorrinha magrinha, fraquinha e com as patas traseiras deformadas. Eu estava regando as plantas de mamãe quando vi uma bela moça caminhar pela rua e deixar a cachorrinha na calçada. Chamei a moça e perguntei porque ela fez aquilo e a resposta foi: "Ah, esse cachorrinho é o mais fraquinho de toda a cria, é feio e é aleijado".
Perante motivos são sólidos e sórdidos, concordei com a bela representante feminina da raça humana bonita e perfeita e peguei a cachorrinha. Meu irmão Fubá adora cães e adorou a canina que a princípio recebeu o nome de Clóvis, pois eu achava que era macho. (confesso ter certa dificuldade em saber o que é macho ou fêmea nesse mundo atual e "mudérno").
Verificamos que Clóvis era fêmea e então recebeu o nome de Clotilde.
Clotilde recuperou-se, ficou gordinha e peluda e destruidora de plantas inocentes.
Hoje Clotilde está com oito anos e continua gorduxa, peluda e saudável. Corre com dificuldade, pois as perninhas curtas e atrofiadas não permitem correr longas distâncias por muito tempo. Para mim não importou nem um pouco a "feiúra e a imperfeição" de Clotilde, importou sim o seu agradecimento e o seu apego a mim. O balançar da cauda, o latido e a alegria ao me ver chegando em casa. Isso sim é belo e perfeito.
E eu...
Estou na Farmácia Alto Custo e aguardo minha senha ser chamada. Uma senhora senta-se ao meu lado e puxa conversa. Conta sua história, fala sobre seus netos, sua vida e seus inúmeros problemas de saúde. E eu só ouvindo...
Num dado momento, quando ela havia esgotado sua reserva de queixas e achaques, me pergunta: "Mas porque você está aqui? Que remédio você pega? Você pega remédio pra alguém? Você não precisa tomar remédio, né? Você parece uma pessoa saudável!".
As aparências enganam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)