sábado, 29 de outubro de 2011

Tempos de Escola II (continua)

Antes, havia poucas e sérias faculdades e universidades e a formação dos professores era de boa qualidade; hoje há uma proliferação maciça de faculdades "Tabajara" que oferecem inúmeros cursos de qualidade duvidosa.
Antes os professores se dedicavam e se esmeravam para ser um profissional capaz e capacitado; hoje o que temos são alunos de todos os níveis escolares copiando, colando e imprimindo informações tiradas da Internet. Não se preocupam nem sequer em ler aquilo que acabaram de imprimir. É uma fartura de trabalhos escolares iguaizinhos, gêmeos idênticos.
Antes os professores formandos prestavam atenção nas aulas, respeitavam seus professores enquanto estes lecionavam; liam, produziam seus próprios textos, trabalhavam de verdade.
Hoje é um entra e sai da sala de aula, estando o professor presente ou não. As alunas estão mais preocupadas em combinar a cor da roupa com o sapato, a bolsa e a maquiagem. O corredor da faculdade mais parece uma passarela de moda. É um desrespeito tremendo.
Os alunos ficam mais tempo nos botecos em torno na faculdade do que em sala de aula e ainda pagam para aquele colega CDF fazer o trabalho para ele. Tem preguiça até para pesquisar o que precisa num site da Internet. 
Que profissionais serão esses no futuro? 
Aqueles que escrevem "trousse" em vez "trouxe"?
Aqueles que criticam os colegas que leem bastante e que querem aperfeiçoar a carreira?
Aqueles que dizem: "Estudar mais pra quê? Já estou formado/a mesmo?"
Já ouvi essa barbaridade inúmeras vezes.
E eu querendo tanto fazer um mestrado ou uma simples pós graduação mesmo, mas o excesso de falta de dinheiro não me permite. Ando numa dureza que não estou nem pagando promessa pro santo!
Vixe Maria.
Claro que há exceções. Claro que há gente boa, competente, dedicada e interessada em melhorar o ensino, a educação e assim saber entender e evitar a violência nas escolas e na sociedade.
Ainda bem.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)