sábado, 29 de outubro de 2011

Panetone

Acho que todo mundo sabe o que é ou já comeu um panetone. Aquele delicioso pão doce de Natal recheado de frutinhas cristalizadas. 
Há algumas décadas só havia o panetone simples, com frutinhas, hoje há panetones com gotas de chocolate, com chocolate branco e outras invencionices que, na minha opinião, descaracteriza o símbolo mais doce do Natal (além do adorado e esperado pudinho de abacaxi de papai).
Os panetones já estão à venda nos melhores supermercados, e nos piores também. O problema é o preço exorbitante que estão cobrando, em média R$ 16.00 por um panetone de 400g! Depois do Natal o preço abaixa pela metade e até mais. Pode-se comprar 4 panetones por apenas e tão somente R$ 10.00. Isso mesmo, dez reais!
Aí comemos panetone até na Páscoa!
Mas...
Lembro da primeira vez que comi panetone. Mamãe trouxe algumas sobras de uma casa de família na qual ela trabalhava como diarista. Adorei o sabor e principalmente o cheiro. Aquele cheiro doce e inebriante que eu relacionava a mamãe. 
Eu adorava tirar o panetone da caixa, tirar aquele papel que o envolve e catar as frutinhas que ficavam presas nele. Depois eu cheirava aquela doçura para então me deliciar com um chicrão (xícara grande) de café.
Hoje abri uma embalagem de panetone, mas não pude sentir seu cheiro doce e inebriante. 
Perdi o olfato, mas não perdi a memória de tempos bons com mamãe e os panetones.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)