terça-feira, 2 de abril de 2013

Faltam Professores

                            


Fui à escola ontem para falar com a diretora sobre meu projeto de leitura com os alunos, meu horário e minha readaptação. Consegui a bendita após dois anos de laudos, perícias, funcionários do DPME grossos e mal educados e médicos estúpidos e tão grossos quanto.
Já ouvi inúmeras vezes a fatídica pergunta: "Mas o que é que você tem?".
Por fora, nada, mas por dentro...
Enquanto conversava com a diretora vejo um sobe e desce de alunos e fiquei sabendo que faltaram doze professores. Um caos!
Fui à escola hoje já para trabalhar e fui bem contente; gosto do que faço, apesar dos problemas e do salário ridículo. Como pode um deputado ter um salário de R$ 23 mil, mais ajuda de custo para aluguel, combustível e até terno enquanto o professor se lasca para ganhar R$ 1.500?!
Que porcaria de país é esse?!
A Educação no Brasil está em péssima colocação no ranking mundial e ainda cremos que seremos o país do futuro.
Como?
Faltam professores nas escolas públicas, alunos são mal formados, analfabetos funcionais, universitários que não sabem redigir ou interpretar um texto e fazer cálculos básicos de matemática.
Empresas que entrevistam mil candidatos à uma vaga, mas escolhem uma meia dúzia dos menos piorzinhos e contratam professores para ensinar-lhes o que deveriam saber e ter aprendido durante o período escolar e universitário.
Culpam o governo, o sistema, a sociedade, mas se esquecem de olhar para si próprios: Que tipo de aluno é meu filho? Que tipo de aluno sou eu?
Voltei hoje ao trabalho após dois anos afastada, como disse, e perguntei por alguns colegas que não havia visto na escola ontem e hoje e a resposta foi: "Fulano está afastado por depressão... Fulano vai deixar a escola, o salário é pouco e o trabalho e o stress são grandes..."
Acho que isso explica a falta de professores.
Outro motivo para o desânimo é o comportamento dos alunos que não demonstram o menor interesse em estudar e o não têm respeito pelo professor.
Andam pela sala, gritam, falam palavrões, levam seus malditos celulares e gadgets (parafernália eletrônica), ignoram o professor e agem como se dissessem: "Não estou nem aí".
Há alguns pouquíssimos interessados, mas que são atrapalhados pelos alunos ruins.
Entrei na sala para falar sobre o projeto de leitura e vi e ouvi expressões de desagrado. Tive que levantar a voz para me fazer ser ouvida enquanto gritavam, riam, andavam pela sala, brincavam e ignoravam e desrespeitavam a presença da professora em sala de aula.
Mas quando os pais são chamados para uma reunião com professores ou a diretora, esses mesmos alunos se transformam nas criaturas mais dóceis, meigas e educadas do planeta e os pais acham que a escola é uma vilã e os professores são todos bruxas e bruxos malvados.
Fui depois para outra sala com adolescentes mais velhos e esperei que o comportamento fosse mais maduro e respeitoso que o de uma quinta série, ledo engano.
Conversava com um aluno que lia um livro! Fiquei interessada e me aproximei dele para saber mais; uma aluna se aproxima de onde estamos e puxa conversa com o colega sem pedir licença. Disse-lhe que ela deveria pedir licença antes de puxar conversa com o colega vendo que eu conversava com ele.
Ela desculpou-se.
Alunos de costas para a lousa, o professor e o resto da sala, demonstrando total desrespeito e descaso por todos.
Vi tudo isso hoje no primeiro dia de trabalho após um tempo fora. Decepcionante, para dizer o mínimo.
Entendo o porquê de tanta falta de professores e não culpo meus colegas por isso.
Muitos estão deixando o ensino por outros empregos e ocupações e os entendo bem.
Não é justo termos tantas cobranças para sermos pagos um salário ridículo e sermos desrespeitados pelos alunos em sala de aula!
Cheguei à escola bem animada e alguns colegas e antigos alunos me cumprimentaram e me deram as boas vindas, mas quando encarei a realidade vi que esta não é nada fácil ou bonita.
E por falar em bonita, a professora que está de licença médica por depressão é uma moça jovem que ainda não tem trinta anos. É uma moça bonita com belíssimos traços morenos.
Agora imagina eu com depressão e esse carão acromegálico... Ferrou!
No final do dia a diretora perguntou se eu estava bem e eu estava cansada e dolorida. Acho que isso deve-se exatamente ao primeiro dia de trabalho após um tempo afastada.
Falei com um conhecido que me perguntou como eu estava e se eu teria condições de continuar e, honestamente, estou em dúvida e meu ânimo murchou.
Minha saúde não é das melhores e já passei por muitas internações e cirurgias devido à Acromegalia. Meu médico acha melhor eu não voltar a trabalhar para não piorar meu quadro clínico de artrose e dores crônicas e depois de hoje comecei a mudar de ideia e achar que ele está certo.
Digo isso com dor no coração, mas o Ensino no país está um lixo e os alunos estão pouco se lixando para professor, educação, escola, formação, futuro e os cambau. Só querem ficar em grupinhos, rindo que nem antas alegres, com fones no ouvido escutando musiquinhas infames e tirando fotos no celular.
Fotos com pescocinho e beicinho.
É isso o futuro do país?
Que adultos serão esses jovens?
Que profissionais serão esses jovens?
Acho que as empresas continuarão com falta de profissionais qualificados e tendo que escolher o menos pior e ensiná-lo aquilo o que seu diploma assegura que ele sabe ou deveria saber.
O dia de hoje foi decepcionante e vou até onde puder aguentar. Não vou desgastar minha pouca saúde com inúteis que vão à escola para passar tempo!
É isso. Infelizmente.


                                     


                                   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)