quarta-feira, 25 de julho de 2012

Antigamente

                                               

Estava parada na Radial Leste aguardando o farol abrir. Parei em frente à uma loja que vende azulejos antigos, as chamadas "Museu do Azulejo".
São azulejos de cores e desenhos fortes e marcantes, azulejos azuis ao estilo português; lindos.
Mamãe trabalhava em casas de família e às vezes eu ia vê-la e me encantava com a beleza das casas ricas, com os pisos, azulejos, jardins, portões altos, carros na garagem; tudo muito bonito, bem ao contrário de nossa casinha pequena escondida lá nos fundos do enorme quintal de terra, banheiro do lado de fora e sem pia, chuveiro frio, tanque áspero de cimento e muita roupa para lavar.
Às vezes o chuveiro funcionava, mas se fosse usado por muito tempo acabava pifando de novo. Era muita gente para tomar banho e o velho chuveiro ficava sobrecarregado.
Papai implicava quando tomávamos banho quente e para disfarçar, trocávamos a estação de "inverno" (quente) para "verão"(frio) e abríamos o chuveiro para deixar sair toda a água quente que ficava armazenada, assim papai não desconfiaria e pensaria que havíamos tomado banho frio.
Durante o inverno o chuveiro pifava bem antes e o jeito era esquentar a água no fogão; haja gás. Os botijões duravam menos nas estações frias.
Bom...
Hoje os chuveiros funcionam e não precisamos mais trocar a estação.
Hoje máquina de lavar é acessível e não é mais artigo de luxo.
Hoje carros também são acessíveis e congestionam ruas, vias e Marginais.
Hoje os azulejos coloridos, fortes e marcantes deram lugar a coisas mais clean.
Sei lá... Estou meio nostálgica hoje.
Estou cansada.

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)