quarta-feira, 10 de julho de 2013

Evolução

                                     


Limpava os aquários improvisados com a "ajuda" dos gatos e depois de tudo pronto coloco a comida para os peixes, até aí tudo bem.
Betanilson, o peixe macho, azul, exuberante, agressivo e lindo aprendeu que vai ser alimentado quando me vê aproximar do aquário. Ele se aproxima da superfície e exibe toda sua graça e beleza azul e, consequentemente, ganha comida.
Betânia, a fêmea, é mais discreta, tímida e espera quietinha junto à pedra que lhe serve de porto seguro e refúgio. 
Reparei que enquanto Betanilson nada e se exibe, Betânia fica sempre no piso do aquário, não achei palavra ou termo melhor. 
Observei que ela "anda" com suas barbatanas da barriga e usa as nadadeiras para manter o equilíbrio. Interessante!
Observei que o hábito de "caminhar" da peixinha é algo que ela faz com naturalidade e que vem sendo melhorado com o passar dos anos, décadas séculos, milênios, eras... É a Evolução das Espécies, de acordo com Charles Darwin. Da hora.
Comentei com um conhecido e ele achou estranho e "anormal" eu fazer esse tipo de observações. Anormal? Tu tem que me ver falando com as plantas, com os bichos, com o céu, com a Natureza...
E o que é normal?
Observo também o comportamento dos meus gatos e cada um tem sua personalidade própria. Acho muito bonitinha a relação de confiança, amizade, amor e até certa possessividade entre Ébano Nêgo Lindo e Boreal. Estão sempre juntos e quando não estão, basta um miado e pronto, um deles vem correndo ao encontro do outro. Lindo isso.
Aurora e Morena Rosa não podem me ver pegar as chaves que pensam que vão passear de carro. Adoram.
Se eu pego a colher e o prato deles, já sabem que vão ganhar ração molhada.
Às vezes penso que todos nós carregamos um mesmo código genético que nos une e nos iguala e o que nos separa são os graus de evolução. Acho que somos feitos da mesma matéria e reações químicas e físicas, mudanças geológicas, a Geografia e outros fatores nos moldaram e nos transformaram em espécies mais ou menos desenvolvidas, mas sempre carregamos aquela centelha que nos faz ser quem somos.
Sei lá. Meio maluco isso.
Tem gente que acredita na Teoria do Criacionismo, eu respeito. 
Eu acredito na Evolução.
Somos bichos estranhos e nem tão normais assim.
É isso.


                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)