domingo, 3 de fevereiro de 2013

Carros, Possantes e Carrões

                               


A Indústria Automobilística Brasileira melhorou bastante nas mais recentes décadas, e, de carroças, passou a produzir ou importar carros bem melhores.
Sou da época em que Ford Scort, Santana e Monza eram os carrões da moda e  sonho daqueles que sonhavam em um dia ter um desses, principalmente os jovens, que sonhavam com o Scort Conversível. Nossa!
O Monza e o Santana tinham uma pegada mais austera enquanto o Scort era mais jovem e dinâmico, especialmente o modelo conversível.
Os anos se passaram, os carros melhoram e ficaram mais acessíveis e por conta disso as ruas e Marginais estão sempre congestionadas.
Os modelos SUV (Sport Utility Vehicle - Veículo Utilitário) estão na moda e são o sonho de consumo da maioria das pessoas.
Não havia muitos modelos SUV no país, lembro do antigão Veraneio e da Blazer, ambos da GM.
Hoje tem-se um infinidade de modelos e cada um mais interessante que o outro.
Mas essa evolução automobilística no país trouxe um problema: as pessoas/motoristas não estão aptas e/ou capacitadas a dirigir um carro do porte de um SUV. São carros grandes e fica difícil manobrar para colocar na vaga e estacionar, no caso de quem não tem muita experiência.
Estacionei meu pequeno possante na rua, próximo a uma calçada, e ainda tinha vaga para mais uns dois ou três carros. Aguardo no carro e dali a pouco ouço uma buzina e vejo sinais de luz; era o rapaz pequeno e franzino dirigindo seu Dodge Durango, carro monstruosamente grande e lindo.
O rapaz franzino queria estacionar o carrão em frente à sua empresa e entre o local em que eu estava e o carro da frente, cabia até um caminhão! Mas ele não conseguia fazer a baliza e pediu que eu saísse para ele estacionar.
Saí e voltei, tranquilamente.
Pensei comigo: "Por que esse moço comprou um carro desse tamanho se não sabe dirigir direito?!".
Fui ao consultório do ortopedista e estacionei em uma das três vagas em frente ao local. Dali a pouco alguém me chama e diz que a motorista de um Renault Duster havia encostado no meu carro; fui lá fora e ela disse que não havia encostado, que manobrou novamente até conseguir colocar o carro na vaga. Segundo soube, ela manobrou umas três vezes até conseguir estacionar e isso porque o Duster é de porte médio, se comparado a alguns outros modelos SUV.
As pessoas querem ter um SUV porque está na moda, porque é bonitinho, porque querem se exibir, porque querem competir com alguém que tem e uma infinidade de motivos, mas o problema é que muitas estão habituadas a modelos menores e quando estão em um modelo maior, ficam meio perdidas e fazem burrada. Haja vista a moça do Renaut Duster e o rapaz franzino do Dodge Durango.
Mas eu quero um IX35.
É isso.



IX35, Dodge Durango e Renault Duster


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)