domingo, 3 de março de 2013

Melhores do Ano

                                


Estou tentando acompanhar o programa do Faustão com a eleição e premiação de os melhores do ano.
Concordo com o prêmio dado a alguns e discordo de outros, mas o que está me deixando invocada e propensa a mais uma implicância é a categoria música do ano, ou melhor música do ano, sei lá.
Até agora cantaram um tal de Naldo e esses dois rapazes de calças justas a rebolar e a cantar o tal do Camaro Amarelo. Jesus.
Já perguntei e pergunto de novo: O que está acontecendo com nossa música popular brasileira? Se popularizou demais?
O problema dessas musiquinhas chiclete é que quando um gênio lança uma pérola logo em seguida outros sub gênios lançam porcaria igual ou pior.
A moda era musiquinha com refrão repletos de monossílabos: bara bere, parapapa, tchu tcha, tche teche re re...
A moda agora é fazer musiquinha sobre carros e já foram "homenageados" o Camaro da Chevrolet, Fiorino da Fiat e Dodge Ram. 
Dizem que o cara com carrão pega qualquer mulher. De fato, o cara pode ser um Mané mas o carrão o transforma em um bonitão atraente. E a mulher que se facilita porque o cara tem um carrão, não é uma mulher, é uma piriguete fácil.
Ainda não ouvi, graças a Deus, a terceira música concorrente e nem é preciso fazer muito esforço para adivinhar qual será; certamente é algo pegajoso com monossílabos ou falando sobre carros.
Bons tempos aqueles em que MÚSICA era feita e cantada por Djavan, Zé Ramalho, Fagner, Elis Regina, Família Caymmi, Raul Seixas...
Bons tempos aqueles em que SERTANEJO era cantado por duplas de homens simples cujas roupas apenas combinavam. Sertanejo que cantava as coisas simples da terra, os amores do sertão, a vida na roça. Mas hoje o sertanejo só tem rapazes com calças grudadas e cantando musiquinhas idiotas.
Me pergunto de novo: E quando acabarem as monossílabas e os carros, sobre o que cantaram os ditos cujos?
Não quero nem pensar.
É isso.

                        
                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)