sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aluguel

                                 



São Paulo é uma das cidades mais caras do mundo para se viver e, consequentemente, para morar, se alimentar, criar filhos e até mesmo gatos.
Fui ver uma simpática casa que está para alugar e a dita cuja fica em uma ruazinha tranquila do bairro; uma raridade nesse bairro tomado por caminhões barulhentos e transportadoras.
Estacionei em frente para ver melhor e observar os detalhes; ouvi o barulho do trabalhar dos pedreiros.
A casa tem até uma casinha para cachorro! Cachorro pequeno, diga-se de passagem. Não dá para enfiar um Doberman ali dentro.
A garagem, quintal e área de serviço acotovelam-se no mesmo espaço exíguo. Não gostei.
Se lavar muita roupa, tem que colocar o carro na rua para poder estender tudo no varal. E ainda tem que estar propriamente vestida para evitar que a buzanfa fique à mostra durante o processo de lava, esfrega, enxágua...
Se tiver crianças e quiser que os pimpolhos tenham algum espaço para brincar e extravasar sua infindável energia, tem que também tirar o carro da garagem.
São dois quartos e achei estranho as duas portas de entrada! Parece que são duas casas!
Meio mal feita, desculpe aí o engenheiro ou arquiteto que projetou a obra.
Quiseram aproveitar ao máximo o pequeno terreno meio circular e de esquina; deve ser isso, e fizeram uma lambança danada.
Acho que a vantagem que tem ali é por estar em uma esquina e isso significa um vizinho a menos e isso é algo que deve-se agradecer a Deus de joelhos.
A casa não oferece muita segurança. O muro é baixo e qualquer gatuno experto pode pular pra dentro do quintal/garagem/área de serviço sem muita dificuldade.
Agora vem a parte mais interessante: o valor do aluguel. Jesus Maria José!
Mil e quinhentos reais mais cinquenta reais de IPTU. Eita @#$!, pensei comigo.
Como dizia meu avô Paipreto: "São Paulo dá o ouro mas tira o couro".
Dá não.
Saí dali e fui até a padaria. Tive vontade de comer pão de verdade, o pão francês. Uma vez ou outra faço isso; vivo de pães integrais de grãos, linhaça, aveia e outras delícias e tem hora que dá vontade de comer um pãozinho quentinho, moreninho e crocante da padaria.
Pena que o café está "me ofendendo", como dizia mamãe. Não consigo tomar mais que uns dois goles. Uma pena, um crime! Eu, que amo café!
Tem muita injustiça nesse mundo véio de meu Deus.
Volto para casa e vejo o bebê dos vizinhos barulhentos jogando sua fralda suja pela grade do portão. O pirralhinho simplesmente largou a fralda na calçada. Que educação primorosa estão dando à essa criança.
Desço do carro e abro o portão da garagem e de lá já escuto as horrendas músicas e o detalhe sórdido é que o cantorzinho mequetrefe "canta" em uma coisa que parece inglês e eles cantam junto!!!
Por que me punes tanto assim, ó, Senhor?!
É isso.



                                      



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)