quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mingau, Margaridas e Brincadeiras

                               



Molecada jogando bola na rua.
Caminhões pesados e barulhentos.
Vizinhos que falam alto, que tocam música em alto volume e ainda cantam junto. É bizarro.
Alimentei a gataiada, tomei os remédios, fiz papa (mingau) de aveia. Em nosso Pernambuco usamos outros termos e expressões e água com açúcar é garapa, caldo de cana é caldo de cana mesmo, mingau é papa, canjica é mugunzá e curau é canjica...
A nossa papa pode ser feita com vários ingredientes diferentes, dependendo da época, da fartura, da seca ou da miséria que a falta de chuvas traz. Minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Mingau com leite e amido de milho (Maizena), com leite e farinha de mandioca, com leite de coco, com água e farinha de mandioca quando o tempo é ruim e "munto difici".
Deitei-me e andei por lugares de céu azul e ventos frios. Fui até a casa amarela de quintal grande e com um corredor estreito, frio, escuro e cheio de margaridas que bailavam ao sabor dos ventos.
Observava esse bailar e acordei ao ouvir meu nome sendo chamado por mamãe.
Mãe?!
Fui ao quintal dos fundos e por um momento imaginei que talvez mamãe estivesse ali a mexer nas minhas plantas e dizer: "Benza Deus. Mas que plantas bonitas, filha".
Mamãe não estava. Só o céu azul e o vento frio a balançar as folhas das minhas plantas.
Por que mamãe não esperou só um pouquinho mais?
Às vezes penso, perdoa-me Deus em minha ignorância, que talvez tivesse sido melhor se eu tivesse ficado lá na casa verde azulada com mamãe, minha avó Mãevelha e meu avô Paipreto. 
Na casa verde azulada tem muitas plantas bonitas... e tem paz...
Adormeço e vejo papai e mamãe conversando civilizadamente. Numa boa, sem brigas, sem atritos. Que bom, meu Deus.
Acordo com barulhos e correria pela casa; é Aurora. Minha Aurora terrível a provocar os outros gatos para correr atrás dela. Ela adora brincar de "pega-pega" ou "pique-esconde".
E nessa brincadeira lá se foram bibelôs derrubados e quebrados, livros caídos, sofá arranhado, correria e alegria.
Aurora!
Ela para por um segundo, me olha como que me perguntasse: "Posso continuar com a bagunça?"
Claro que pode.
Eles brincam e eu me divirto com a liberdade, a paz e a alegria que me transmitem.
Mingau, margaridas, brincadeiras... O dia começa a melhorar.
É isso.




                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)