quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Negras e Águas Belas

                                  



Fazia a ficha cadastral de uma aluna e no certidão de nascimento havia a seguinte informação: Comarca de Negras- Itaíba - Pernambuco.
Lembrei de mamãe.
Ela sempre falava sobre essas cidades; havia lecionado em escolas da região e um de meus irmãos nasceu por lá.
Mamãe já bateu os quatro cantos do mundo, de norte a sul e leste a oeste de Pernambuco até chegar ao nosso Santo São Paulo. Era preciso sobreviver e ir em busca de um lugar onde isso fosse possível.
Negras, Águas Belas, Gravatá, Cumaru, Limoeiro, Itaíba, Buíque, Arcoverde, Bezerros, Serra da Passira, Palmares, Afogados da Ingazeira, Recife...
Ouvia esses nomes de cidades pernambucanas e viajava na imaginação; todos pareciam mágicos e belos apesar de toda a história de seca e sofrimento por quais passamos e ainda passam muitos sertanejos. Infelizmente.
Curioso, uma simples informação fez-me viajar no tempo e sentir a presença de mamãe, ali, tão perto de mim.
A tarde passou tão rapidamente que nem senti.
Saudades enormes e uma vontade doida de me embrenhar pelos sertões da minha terra: terra, plantas, livros, gatos, paz. Meu chão.
Sei lá.
É isso.


                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)