terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O que está acontecendo?

                                   


A cada dia uma nova experiência, foi o que disse para minha irmã Rosi ao telefone.
A cada dia novas histórias reais de vidas reais que encaram uma realidade dura, triste, esperançosa...
A cada dia percebo, sinto, vejo que o mundo anda mesmo tão complicado e as pessoas parecem adorar complicá-lo ainda mais.
Famílias desajustadas, filhos sem pai, mães solteiras, adolescentes grávidas, filhos rebeldes...
Mãe que apanha do filho, mães que ligam e/ou vão à escola para saber se tem aula normal e se o filho ou filha estão mesmo frequentando as aulas.
Hoje atendi à ligação de uma mãe que desabafou e desabou; pobre mãe.
Ela ligou para saber se a filha estava indo à escola regularmente e eu respondi que sim e, quando pensei que a conversa terminaria ali, a angustiada mãe desatinou a falar: A filha saiu de casa em dezembro e até agora não voltou. A filha era uma boa moça; ajudava a mãe com as tarefas domésticas e a cuidar da irmã menor, mas se envolveu com amizades ruins e agora frequenta bailes Funk e diz para as pessoas que a mãe a expulsou de casa.
A mãe nega e disse que a filha está com a cabeça "virada", as novas amizades da moça "viraram" a cabeça dela.
O filho também é outro problema: foi quase morto em um baile Funk; apanhou muito e foi jogado em um córrego.
Deixei a mãe falar, desabafar, compartilhar sua dor. 
O que está acontecendo com as pessoas?
Por que as famílias estão tão desajustadas?
Por que os pais e mães não estão sabendo educar seus filhos?
Por que e quando os filhos deixaram de respeitar, obedecer e até temer os pais?
Falta de limite? Excesso de liberdade? Mudança dos tempos?
Ouço muitos pais e mães dizendo: "Vou dar ao meu filho tudo o que eu não tive", acho que o erro começa por aí e é assim que criam-se monstros egoístas, frívolos, preguiçosos, acomodados, que pensam que o mundo gira ao seu redor e que todas as suas vontades têm que ser feitas por todos e qualquer um que cruzar seu caminho.
São pessoas irresponsáveis, sem compromisso com nada nem ninguém; são pessoas que vivem em um mundo cor de rosa de contos de fada e acham que a vida é uma festa onde todo mundo é e tem que estar sempre lindo, alegre, feliz, bem vestido com roupas e sapatos da moda, ostentando sua aparência perfeita conquistada a prestações, literalmente.
São pessoas que disputam a fama, mesmo que seja só em seu meio social, são pessoas vazias de conteúdo, conhecimento e cultura. A cultura que têm é a do consumismo, exibicionismo e ostentação.
São pessoas burras, que não sabem escrever corretamente, que não entendem ou sabem nada de conhecimentos gerais, que não sabem fazer cálculos básicos de Matemática, por exemplo.
Em um dos bingos da minha irmã havia uma adolescente e estudante que perguntou quanto era a cartela: dois reais. E se eu jogar com duas cartelas, quanto fica?
Jesus!
No bingo é chamada a letra seguida do número e em dado momento foi chamado só o número; a adolescente estudante ficou perdida: "Mas que letra?"
É só seguir a ordem crescente dos números! A cartela do bingo começa com números menores e que vão aumentando. Simples!
Como diz a canção: "Como será o amanhã? Responda quem puder. O que irá me acontecer? O meu destino será como Deus quiser..."
Acredito que Deus, nossa família, a Escola e a Gaviões da Fiel querem que cuidemos de nossas vidas, nos tornemos pessoas de bem e que não cruzemos os braços e esperemos que tudo caia do céu.
E o amanhã se faz hoje, só depende de nós mesmos.
Fiquei pensando na pobre mãe...
Como dizia mamãe: "A mãe pare o filho mas não pare o destino".
É isso.


                               



                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)