sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Postura

                                       


Terceira semana na secretaria e estou melhor adaptada. Ligações, fichas cadastrais, guichê etc...
Hoje foi um dia cheio, bastante movimentado e, como sempre, objeto de minhas análises e observações. Não só o dia de hoje, mas todo o período que tenho trabalhado na secretaria e na escola como um todo.
Já falei/escrevi sobre os temas Educação e comportamento dos alunos, crianças e pessoas em geral.
Sempre comparo a minha época escolar com a época atual e, infelizmente, a má educação impera na grande maioria das vezes.
A cada dez minutos desce um/a aluno/a pedindo para ligar para a mãe vir buscá-lo/a e a desculpa para tal é que está com dor de cabeça. A criatura faz cara de sofrimento, dor e agonia e mereceria ganhar um Oscar de melhor atriz/ator. 
Ligado para a mãe, pai ou responsável, o "pobre" aluno enfermo passeia pela escola, ri e brinca com os colegas até a hora de ir embora. A saúde volta como mágica.
Atendo a duas alunas e pergunto o que querem e ouço: "Nóis qué coisá o negóço do SPTrans (vale transporte)".
Acho que vou rasgar meu "diproma".
Além do ataque à pobre e inculta Língua Portuguesa, esses alunos e alunas ignoram, desconhecem ou pouco se importam com a boa educação, o respeito e uma postura correta ao lidar com as pessoas, principalmente professores, funcionários da secretaria, inspetores etc...
Chegam ao guichê já demandando o que querem; não usam "por favor, com licença, obrigado" e agem como se fossem seres superiores e estivessem nos agraciando com suas ilustres presenças.
O modo como falam conosco e chegam até nós é muito diferente do modo educado, respeitoso e até temeroso que tínhamos no meu tempo de escola.
"O tia, vem aqui. Ah, você tá demorando muito! Depois eu venho".
"O tia, liga pra minha mãe vim me buscar... Já ligou?"
Outro aluno assoviou para chamar a nossa atenção. Estávamos todas entretidas com nossos afazeres e não percebemos a doce criatura debruçada sobre o guichê, ele simplesmente assobiou!
Como é que é?! Liga pra minha mãe.
Como é que é?!
Por favor.
Ah, bom!
Falei com a diretora sobre esse oba-oba de aluno ir à secretaria e pedir para ligar para a mãe. Se não sentem-se bem, que fiquem em casa e /ou vão ao médico com a digníssima mãe, mas ficar enchendo nossa paciência com futilidades, falta de educação e arrogância não dá!.
As aulas iniciaram dia 27/01, vinte e sete de janeiro, e na quarta-feira foi entregue o Kit escolar: cadernos, caderno de desenho, lápis, borracha, apontador, régua, caneta etc... Uma semana após a entrega a aluna me pede uma caneta vermelha e eu pergunto pelo material/kit escolar dela e a resposta foi um dar de ombros e um muxoxo seguido de um "Ah!"
No dia da entrega do tal kit a diretora percebeu que "chovia" pedaços/cotocos de lápis e ao verificar, flagrou alunos quebrando seus lápis e jogando ou pela janela ou uns nos outros. Lindo isso.
Já falei o que penso sobre esse passar de mão na cabeça de gente folgada, acomodada e que se faz de vítima para garantir a ajuda perene de um governo paternalista e, em troca, o governo ganha votos e se mantem no poder.
É...
Pretendia falar/escrever mais, mas o calor associado à pressão alta está me deixando mole e com tonturas.
Boa noite a todos.



                                       



                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)