sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Avacalhação.

                                  


Gosto de observar...
Estou há três semanas trabalhando na secretaria da escola e já observei, reparei, notei e me invoquei com muita coisa.
Tem me chamado a atenção a péssima educação dos alunos e mais jovens para com as pessoas, sejam elas seus pais, professores, alunos, funcionários etc...
"Por favor, com licença, desculpe, obrigado/a" caíram em desuso e são coisas raras de se ver/ouvir.
Já falei sobre isso aqui, mas os fatos ocorridos hoje me deixaram ainda mais perplexa; explico.
Aluna do Ensino Médio passa correndo pelo guichê, olha pela brecha da porta de saída e nos diz desesperadamente: "Quem tá lá fora? É o pai do fulano? Abre aí, abre aí, quero falar com ele! É o meu sogro!"
Não sei o que me assustou mais, o tom de voz agoniado e desesperado da moça ou a sua falta de educação e grosseria.
Lamento, mas você está na escola e aqui você é aluna! Resolva seus problemas pessoais na sua casa!
Não vou transcrever o que a aluna respondeu.
Ligamos para alguns pais e mães de alunos e os convocamos para virem à escola para conversar com a direção, coordenação, professores e/ou todos citados, mas a maioria dos progenitores se estressam, dizem que têm mais o que fazer e acreditam piamente que o/a filho/a é perseguido pelo/a professor/a.
Tadinhos.
Outra coisa que me chama a atenção é a avacalhação que está o Ensino e a Educação e em todos os aspectos. Não podemos atribuir falhas e/ou culpa em apenas uma personagem, pois todos são atores nesse circo de horrores que tem se tornado a Escola, o Ensino e a Educação.
Como já falei aqui, a escola recebe jornais, livros e revistas que são ignorados pelos professores; raramente alguém os lê e quando o faz, olham apenas o caderno com o horóscopo e tirinhas. A desculpa clássica é: Não tenho tempo pra ler.
Tá.
Devo ligar para alguns pais de alunos para que venham conversar com os professores; leio antes a ocorrência escrita pelos colegas para poder me inteirar do assunto e responder às possíveis perguntas iniciais e fiquei perplexa com o que li:
"As alunas saiu (saíram) da sala sem falar com o professor... A aluna não respeito (respeitou) o professor".
Um professor escrevendo assim, como se fala?!
Corrigi o texto antes de ligar.
Vivo falando e escrevendo sobre a destruição da Língua Portuguesa. Sim, destruição. O que estão fazendo com a bela língua latina é um crime!
Já me chamaram de radical, chata, implicante e outras coisas. Já falaram que eu fico com a cara enfiada em livros e por isso implico com quem fala "errado" etc...
Não tem falar errado, têm-se marcas de oralidade e devemos respeitar isso, mas deve-se pelo menos escrever de forma correta, e ainda mais para um professor. Não é ser radical demais, é?
Outra avacalhação que vejo muito, desculpem o termo, é a falta excessiva de professores; hoje mesmo faltaram 10 (dez) professores e os alunos do Ensino Médio foram dispensados mais cedo enquanto os do Ensino Fundamental ficam zanzando pelos corredores.
Ontem mesmo uma professora ligou dizendo que não iria à escola porque iria fazer exames e hoje a mesma dita cuja ligou dizendo que iria ao enterro de um parente.
Todos temos problemas e faltar uma vez ou outra no trabalho é normal, mas isso tem se tornado prática corriqueira nas escolas, e não só na minha.
Sou "véia", sou do tempo em que havia respeito, responsabilidade, comprometimento...
No meu tempo de escola nós rezávamos para que algum professor faltasse e assim teríamos aula vaga e iríamos para a quadra jogar vôlei, hoje vejo as inspetoras e coordenadores se descabelando e pedindo pelo amor de Deus para ligar para os professores eventuais e pedir que venham para a escola o mais rápido possível!
Está tudo largado, abandonado, ao Deus dará, um caos. Infelizmente.
É aquela coisa: quando sai-se de um regime ou sistema mais rigoroso e muda-se drasticamente para algo exatamente oposto, ocorre um deslumbramento e, por consequência, uma avacalhação. Fica-se perdido com o excesso repentino de liberdade e descomprometimento e isso não é bom.
Liberdade demais é prejudicial.
Rigor demais é prejudicial.
Tem que haver um equilíbrio ou a vaca vai pro brejo. Aí avacalhou geral.
É isso.


                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)