segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mamadeira e calça plástica

                                          


Na época em que nasci as mamadeiras eram de vidro. Não havia a variedade plástica que há hoje e que é muito mais segura.
Lembro que minha mamadeira era de vidro com desenhos vermelhos e a tampa vermelha.
Vermelho era a cor favorita de mamãe.
Quando a mamadeira quebrava ou quando tinha muita criança para alimentar, minha avó Mãevelha improvisava com uma garrafa de guaraná, que também era de vidro. Lavava muito bem, colocava o leite e depois o bico da mamadeira na boca da garrafa. Ficava meio estranho, mas funcionava do mesmo jeito: nos alimentava e nos "enchia o bucho", como ela dizia.
E eu gostava de olhar e comparar a diferença de cores que havia entre o leite na mamadeira de vidro transparente e o leite na garrafa verde de guaraná.
Às vezes eu cismava de tomar leite só na garrafa porque achava que a cor verde do vidro deixava o leite mais gostoso.
As fraldas também eram um episódio à parte; geralmente eram panos feitos com sobras de lençóis velhos. Algumas fraldas bonitinhas eram compradas para serem usadas em ocasiões especiais, mas dentro de casa no vuco vuco era pano véio mesmo.
Fraldas descartáveis eram caras e coisas de gente rica, nós não podíamos nos dar o luxo de termos nossas bundinhas protegidas por fraldas tão chiques.
E para não molhar a roupa, já que a fralda era de pano, usávamos calças plásticas. Tinha as bem básicas e simples e tinha umas bem bonitas com botões na lateral. 
Quando lavadas, essas calças plásticas demoravam muito a secar, principalmente nos meses frios e chuvosos, mas Mãevelha e minha tia Anália encontravam soluções para o problema: sacolas plásticas de supermercado. Elas dobravam as sacolas no sentido do comprimento, cortavam a parte de cima para deixar no comprimento certo e cortava a parte de baixo para passar as pernas. Pronto! Tínhamos uma prática e útil calça plástica. 
Minha família reciclou muito e muito antes de isso virar moda.


                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)