quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Escola, Primos e Sobrinhos

Alguns dos meus lindos sobrinhos
                                                  


Trabalho em uma escola pública e a maioria dos meus alunos são moradores de comunidades e/ou projetos sociais.
Hoje caminhava por uma rua da comunidade e encontrei uma aluna minha, que me perguntou: "Professora, a senhora vai dar aula pra gente?"
"Que série você está?"
"Na sétima".
"Sim, tenho algumas 7ª séries".
"Oba! Eu sou da 7ªC. A senhora vai dar aula pra 7ª C, não vai?".
Vou aos supermercados, bancos, padarias e lojas do bairro e sempre encontro algum aluno meu e eles sempre me perguntam as mesmas coisas: "Professora, a senhora vai voltar a dar aula pra nóis? "
"Não sei, lindinho". Chamo meus alunos de lindinho e lindinha e eles adoram.
"Ah, professora! Volta cum nóis, pelo amor de Deus, mano. A professora fulana de tal que ficou no seu lugar é muito chata. A senhora é mó legal".
"Tudo depende se eu estiver bem para voltar a trabalhar. Eu adoraria. Adoro a escola, adoro vocês, seus terríveis!".
"Volta sim, professora. Vou pedir pra minha mãe, minha tia, minha prima, minha avó, a namorada do meu irmão, a vizinha...Vou pedir para elas rezarem pra senhora ficar boa. Beleza?".
Beleza.
Encontro outros alunos que perguntam espantados: "Professora?! A senhora aqui na comunidade?!".
"E por que não? Sou uma pessoa trabalhadora e honesta como a maioria das pessoas que mora aqui. E meu irmão mora aqui na comunidade também".
"Mora?!"
"Sim, fazemos as coisas de acordo com nossas posses. E não tem nenhum problema em morar na comunidade. Tem gente boa e tem gente ruim tanto em mansões quanto em barracos. Ninguém é melhor ou pior que ninguém. A gente faz nossa vida".
Suave.
Uma vez cheguei à escola e fui à secretaria para assinar o ponto. Uma funcionária da escola me pergunta: "Você tem sobrinhos estudando aqui na escola?"
"Tenho sim".
"Mas eles são negros? Não são?".
"São sim. Somos uma mistura de todas as cores e todos os amores. Tenho sobrinhos negões lindos, branquelos de olhos azuis, de cabelos espetados, cacheados...Todos lindos, graças a Deus".
Penso que a funcionária achou que eu iria ter vergonha de dizer que tenho sobrinhos negros. Oxe! E por que havera de ser?!  Só porque eu sou morena clara?! Oxe!
Vergonha é o nosso salário de professor!. 
Pretos, brancos, azuis, amarelos, vermelhos, rosa, lilás...O que importa? Como diria Mãevelha: "Povo mais besta!".
Estou em sala de aula e batem à porta. Abro e vejo uma meia dúzia de pimpolhos hiperativos que me perguntam:"Professora, não é verdade que a senhora é tia do Demétrius e do Marcos Paulo?"
"Sou, sim".
"Então, é que nóis é tudo primo deles. Então, se a senhora é tia deles então é nossa tia também! Né não?"
"Claro que é".
"Viu só? Num falei? Seus trouxas!"
E todos os dias ao chegar á escola e andar pelos corredores até a próxima sala de aula, eu escuto: "Oi professora. Oi tia".
"Olá, sobrinhos queridos".
Amanhã vou levar exames para o médico e já estou pedindo a Deus e ao povo lá de cima que essa bendita cirurgia aconteça logo que é para ficar bastante boa e voltar a trabalhar.
Estou com saudade do meu aconchego.


                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)