quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Modernidade e Lasanha

                                    

Fiz lasanha; estava com fominha, com vontade de comer alguma coisa com "sustança" e estava cansada e enjoada de arroz integral, leguminhos e soja.
Mesmo com tudo isso light, diet, natureba e sem graça, continuo pesadona. Soma-se a idade à Acromegalia e: Lascou-se!
Hoje as lasanhas estão bem mais fáceis e práticas de fazer, basta colocar/montar na forma com bastante molho e fica pronta em alguns minutos.
No nosso tempo lasanha era feita somente em ocasiões especiais; dava um trabalho do caramba.
Era preciso colocar a água para ferver, como se faz com o macarrão, depois colocar a lasanha, esperar cozinhar, colocar em água fria para não grudar e depois montar. Ufa!
Mesmo assim, muitas vezes a massa grudava e quebrava, mas com bastante queijo, presunto e molho, ninguém percebia e comia de lamber os beiços.
Era bom demais.
Papai, muito do zóião, encheu o bucho com lasanha, pernil, peru e todas as guloseimas natalinas e o resultado dessa gula toda foi um mal estar danado. Mamãe fez chá de boldo e deu-lhe um Sonrisal e papai para justificar o olho maior que a barriga, disse: "Foi a lasanha que me ofendeu-me".
Claro.
Hoje a "mudérnidade" facilita a vida, e muito.
Mas mamãe era avessa à modernidade; ela não usava a batedeira para fazer os bolos, os batia à mão, dizia que ficavam mais fofinhos.
Mamãe também não colocava a roupa diretamente na máquina de lavar, ela lavava no tanquinho, batia, batia e batia e só colocava na máquina para enxaguar e torcer. Ela dizia que a máquina não lavava direito.
Mamãe tinha um zelo tremendo quando ia lavar roupas.
Mamãe cortava os legumes e verduras com a faca e a tábua de corte, não usava o aparelho moderno que lhe dei e que ralava coco e queijo, quebrava gelo, moía, picava, cortava...
"Mãe, é pra senhora usar! Não é para ficar de enfeite!"
"Mas eu não me dou-me com essas coisas mudérnas, filha"
Mamãe chamava o processador de alimentos de "suculenta"; sabe lá Deus por quê.
Será que usei o porquê correto? Na língua inglesa usa-se dois porquês, uma para pergunta e outro para resposta. Exemplo: Why (pergunta), Because (resposta)
Mamãe.
Saudade arretada!
É isso.

                                 

                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)