quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Faculdade

                                               

Quando eu estava prestes a concluir o ensino fundamental II, o antigo ginásio, já me imaginava ingressando em um escola nova e diferente. Não via a hora de as aulas começarem. 
Quando estava prestes a concluir o ensino médio, o antigo colegial, sonhava em fazer um curso superior. Achava lindo quando alguém dizia que estudava na faculdade ou universidade tal, que tinha muitos trabalhos para fazer, muitos livros para ler.
Para mim, todas as pessoas que faziam faculdade eram importantes, mais cultas e mais inteligentes. E eram.
Àquela época, faculdade era algo caro, raro e levada muito a sério.
Hoje avacalhou. Infelizmente.
Hoje há uma proliferação desvairada de faculdades que oferecem cursos mais baratos e de qualidade duvidosa.
Para falar a verdade, talvez a culpa não seja só da faculdade, mas de sua clientela... também.
Explico.
Hoje as faculdades são muitas, os cursos são muitos e os alunos também são muitos, mas a qualidade é inversamente proporcional (adoro esse termo).
A maioria dos alunos se forma meio "nas coxas", desculpem mas é verdade. São alunos que entram em sala de aula para deixar suas coisas com algum colega e que descem para os inúmeros botecos que ficam no entorno da faculdade. Música alta, bebida, pegação...
Estudar que é bom...
Muitos alunos pedem ao colega CDF que inclua seu nome no trabalho do grupo e assim garante sua nota e seu diploma.
As alunas se dedicam a retocar a maquiagem e a desfilar em suas roupinhas compradas no shopping ou na 25 de Março ou na José Paulino. Estudar que é bom...
Que profissionais serão esses?
Estudei e me formei em Letras (Português/Inglês) e estudei mesmo! Trabalhos, leituras, TCC, estágios, provas e tudo o que envolve o estudo real e a dedicação de quem quer ser um bom profissional. 
Ouvi barbaridades de colegas que diziam: "Eu não gosto de ler... Me dá um sono quando começo a ler...Eu não tenho tempo pra ler". Tá bom, mas tempo para assistir televisão você tem! Para bater perninha atrás de roupinhas fashion você tem! Para ir a shows de sertanojo você tem!
Sou meio "inguinórante" às vezes.
Na época das avaliações sobre a leitura dos livros pedidos pelos professores só se via o povo desesperado e pedindo pelo amor de Deus que nós, os CDF mal-ajambrados, os ajudássemos. Mal olhavam na nossa cara, mas quando estavam no sufoco e queriam garantir nota, lembravam que existíamos.
Já falei sobre algo semelhante em postagens anteriores e volto a falar após ter assistido reportagem no Jornal Nacional sobre analfabetos funcionais. São pessoas com diplomas de curso superior mas que leem e escrevem igual a uma criança que está sendo alfabetizada. São pessoas que leem mas não sabem interpretar o que leram; já pensou esse povo lendo Kafka, Nietzsche, Fernando Pessoa, Goethe, José Saramago, Guimarães Rosa?! 
Vixe! Ferrou!
Segundo a reportagem, uma empresa precisou entrevistar oitenta candidatos para escolher um que prestasse e mesmo assim, muitas empresas investem em cursos para aprimorar a formação do recém mal formado!
Tem gente que também se acomoda, acha que tem o diploma e isso é suficiente. Não investe em mais educação, em mais cursos ou em mais leitura.
Estou louca para voltar a estudar, mas como não posso agora, devoro livros, jornais e revistas e escrevo muito. O cérebro não pode ficar parado e o conhecimento não se restringe a um papel com letras douradas e bonitas emitido por uma faculdade.
Como cantou Cazuza: "O tempo não para".
Acabei de ler "A terceira margem do rio", de Guimarães Rosa. 
Lindo!

                                          





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)