quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Halloween - Dia das Bruxas

                               

Hoje, 31 de outubro, é comemorado o Halloween, o Dia das Bruxas.
Muito se fala sobre o assunto e muitas correntes religiosas mais fanáticas evitam o tema como se se tratasse de algo maléfico. Mas não é.
Halloween é uma festa para a criançada se fantasiar, pedir doces e "ameaçar": "Trick or treats (gostosura ou travessura)".
Há momentos em que tanto fanatismo, ignorância e intolerância me assustam.
Bom...
O dia 31 de outubro era o último dia do ano para os celtas e o dia primeiro de novembro o ano novo, respectivamente. Os celtas acendiam grandes fogueiras para homenagear a Deusa Mãe, Gaya, a Mãe Terra, e para agradecer pela colheita farta que os ajudaria a atravessar o rigoroso inverno no continente europeu.
Nesse dia, vivos e mortos celebravam juntos e na hora de voltar para seus lugares, os mortos tentavam trocar de lugar com os vivos e por isso as pessoas (vivas) se fantasiavam de bruxas e monstros para assustar aqueles que não queriam voltar para o mundo dos mortos.
Abóboras eram cortadas e talhadas em forma de rostos assustadores, mais engraçados que assustadores, e era colocada uma vela acesa dentro para afastar um morto teimoso que insistisse em trocar de lugar com o vivo. O nome da abóbora ficou conhecido como Jack O´Lantern e aqui no Brasil o chamamos de Jack Cabeça de Abóbora.
O termo Halloween significa All Hallows Eve, Noite de Todos os Santos.
A igreja católica sempre tentou impor sua religião sobre as religiões pagãs e para isso fez uso de métodos desumanos e cruéis, como a dita santa inquisição. Como algo tão vil e cruel que tirou vidas inocentes pode ser chamado de santo?!
Bom...
O Halloween é comemorado no dia 31 de outubro e nos dias 01 de novembro é comemorado o dia de todos os santos e no dia 02 de novembro é comemorado o dia de finados. Coincidência?
Não estou aqui para defender ou atacar fés, crenças ou religiões; defendo apenas o direito de cada um adorar seu deus ou deuses como bem lhe aprouver, respeitando e sendo respeitado pelos outros. Beleza?
Halloween, Dia das Bruxas, Dia do Saci, seja lá o que for, o importante é se divertir com a diversidade cultural. 
Sem neura.
É isso.

Preta Maria com sua coruja de estimação
                                 

                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)