sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Nossa Senhora de Aparecida

                                  

Hoje, doze de outubro, comemoramos o dia da criança, o dia do descobrimento da América e o dia de Nossa Senhora de Aparecida.
Mamãe era muito devota da santa e fizera várias promessas; chegou a ir até a cidade de Aparecida para pagar algumas delas.
Quando mamãe ficou grávida de meus irmãos Rosi e Fubá os médicos disseram que não era gravidez e sim mioma. Receitaram remédios abortivos e sugeriram uma curetagem após o efeito dos remédios:aborto.
Que coisa horrível, meu Deus! Imagina eu sem minha irmã que entende tudo e mais um pouco de futebol e meu irmão ignorante, teimoso, trabalhador e pai de Rafaela prenda minha? Nossa Senhora!
Então...
Naquela época a medicina não era tão avançada como hoje e a ultrassonografia feita pelas grávidas atualmente não era muito comum naqueles tempos. Hoje temos ultrassonografias em 3D e dá para ver o rostinho do bebê, mas há mais de três décadas era tudo mais simples.
Mamãe sai do consultório com a receita para o remédio que deveria combater o suposto mioma e vai à farmácia do Pedro; chegando lá o farmacêutico diz que a médica que receitou aquilo deve estar louca, pois mamãe está grávida sim senhor! Pedro salvou as vidas de mamãe e de Rosi e quatro anos depois salvou a vida de Fubá, pois outro médico disse o mesmo absurdo: não era gravidez, era mioma.
Mamãe seguiu com as duas gravidezes (estranho, né?) e fez promessas à Nossa Senhora de Aparecida, que se seus filhos nascessem saudáveis e que se ela e eles voltassem para casa bem e em paz, iríamos todos à cidade de Aparecida para pagar a promessa. E assim foi feito.
A Basílica de Aparecida ainda não estava pronta e fomos à antiga igreja para pagarmos a promessa. Papai, mamãe e Mãevelha acendiam velas e agradeciam por nossas vidas e eu observava as fotos, velas e moldes de partes do corpo espalhados pela sala dos milagres.
Eu era menina e pensei comigo: "Que bom que a santa ajudou mamãe".
Saímos da sala dos milagres e fomos nos sentar às mesas de um enorme restaurante, mas logo em seguida saímos e eu não entendi por quê.
Eu queria tanto almoçar em um restaurante, eu via nas novelas e achava aquilo tão chique! Mamãe explicou depois: "É que tem que pagar para ficar, filha. Hoje não dá, a mãe está sem dinheiro". Fiquei triste.
Mas como bons farofeiros que fomos, Mãevelha e mamãe prepararam um farnelzinho para levar na viagem e enchemos nossas barrigas com carne assada com farinha, frango frito com farinha e garrafas de café e água. 
Mamãe disse que um dia teria condições e iríamos todos a um restaurante.
Pagamos nossas promessas e voltamos para casa com a sensação de dever cumprido e pedindo sempre à Nossa Senhora Aparecida que abençoasse nossos lares e nossas vidas.
Amém.

                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)