segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Seu Rafael

Seu Rafael tocando violão e fazendo um "Rock Doido"
                               

Seu Rafael foi ao encontro de Deus.
Seu Rafael é o pai da minha cunhada Preta e avô de Rafaela prenda minha.
Seu Rafael era simpático, conversador e sempre que nos via nos convidava para sua casa em Ilha Comprida. Estive lá duas vezes apenas.
É um lugar lindo, com dunas, um rio de águas frias e escuras, não tem luz elétrica o que nos possibilita apreciar o céu coalhado de estrelas e o caminho de areia iluminado pela luz prata da lua.
É um lugar encantador.
Seu Rafael preparava um feijão como ninguém. Feijão cozido lentamente em panela de barro em fogo à lenha. Ele colocava pedacinhos de bacon, temperos e ficava um feijão com caldo grosso; uma delícia. 
A noite chegara e decidimos passear pelo caminho de areia prateada e eu perguntei: "Mas não tem bicho do mato por aqui?", e Seu Rafael respondeu, fazendo graça: "Tem perigo não, os bichos daqui só comem carne de primeira". Dona Elza, a esposa de Seu Rafael, deu-lhe uma bronca, mas eu disse que não tinha nada de mais, era só uma brincadeira e ainda acrescentei: "É, Seu Rafa? Os bichos daqui só comem carne de primeira? Então é por isso que o senhor não foi comido ainda".
Todos rimos e passamos horas agradabilíssimas na casa de Seu Rafael em Ilha Comprida.
Sempre que eu passava pela lojinha do meu irmão Fubá, encontrava Seu Rafael caminhando tranquilamente pelas ruas e o cumprimentava assim: "Aê, beleza, Seu Rafa?". Quando não o via, perguntava: "E Seu Rafinha? Está bem?"
Seu Rafael adorava pescar e trazia peixes para distribuir entre amigos e família.
Há duas semanas encontrei Seu Rafael na rua e ele me convidou de novo para ir à sua casa em Ilha Comprida e seu convite era assim: "Olhe, vai lá na casa da praia. Tem luxo não, viu? É muito simples mas é muito bom". E eu respondia: "Oxe, Seu Rafael, sou de luxo de não. Eu gosto é do mar, das dunas, da Natureza. Tenho luxo comigo não".
E Seu Rafael seguia em sua prosa e simpatia.
Seu Rafael vai agora pescar nos mares celestiais e vai prosear com o Povo de Deus.
Que Deus receba seu Rafael.
Que Deus abençoe, proteja e acalante a família de Seu Rafael.
Amém.


Feijão do Seu Rafael
                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)