terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ciência

                               

Quando eu era criança me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse e já quis ser médica pediatra, agrônoma, veterinária e cientista, mas acabei sendo professora mesmo.
No nosso velho Sertão, cientista era a pessoa que fazia benzeduras, fazia combinações de chás e ervas e às vezes previa o futuro, um curandeiro.
Mas eu não queria ser esse tipo de cientista, eu queria ser igual aos cientistas que via na televisão: pesquisavam, estudavam, descobriam doenças, descobriam curas; eu adorava o conhecimento, adorava descobrir, aprender e me admirar com as novas descobertas.
Eu nascera com o dom para a Ciência, pois quebrava os ovos das galinhas, patas, peruas e outras aves para descobrir o que tinha dentro.
Bom...
Li um artigo na revista Galileu que trazia provas científicas sobre visões, aparições e visões durante o coma e tudo era atribuído ao efeito dos remédios, stress, indução e outros fatores.
Discordo em parte.
Claro, nem tudo que reluz é ouro, nem tudo que balança cai.
Como já disse Shakespeare: "Há mais coisas entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia"
Será que tudo tem explicação científica? A Ciência explica tudo mesmo?
Há controvérsia.
Acredito que não podemos ser totalmente céticos nem totalmente crentes, é preciso haver um equilíbrio, senão vira fanatismo e intolerância.
Discordei do artigo porque dizia que as visões que ocorrem durante o coma são causadas pelos fortes e poderosos medicamentos que os pacientes tomam, mas será que isso explica tudo?
Acho que não. Ficaria prático, frio e calculista demais.
Será que algum cientista desse já esteve em coma e viu coisas e seres horríveis, malévolos, perversos? Será que temeram por suas vidas durante as visões dessas coisas e seres?
Sei lá, nem um lado está totalmente certo ou errado, é preciso sempre considerar.
Já disse Confúcio: "Tolo é o homem em que tudo crê e tolo é o homem em que nada crê"
Eu sei o que vi.
É isso.

                                  

                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)