quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pássaro Preto

                               



Sempre vou à costureira levar roupas para ela arrumar e enquanto aguardo ser atendida, brinco com seu simpático e inteligente pássaro preto.
Ela tem um canário também.
Amo animais e detesto vê-los em jaulas e gaiolas, em circos e em rodeios.
Execro toda forma de abuso animal, mesmo eles estando confortavelmente instalados nas aparentemente inocentes gaiolas e nos violentos rodeios.
Muita gente diz que rodeio é esporte, mas eu nunca vi um atleta com a genitália amarrada ao praticar sua modalidade esportiva! Por que bois e cavalos têm que passar por essa humilhação, dor e violência?
Bom...
Mas eu falava sobre o pássaro preto da costureira.
Assim que caminho pela garagem e entro na casa ouço uma espécie de chamado escandaloso, era o pássaro preto. Ele pulava pra lá e pra cá, abria as asas, cantava lindamente e se aproximava da grade para me chamar.
Me aproximei, falei carinhosamente com ele e fiz-lhe carinho. O pássaro deitou-se no chão da gaiola e virou a cabecinha para que lhe fizesse carinho.
Dei-lhe muito carinho, muita atenção e muito amor e enquanto caminhava meus dedos longos por sua cabeça lindamente negra, ele fechava os olhos e relaxava.
Disse-lhe em pensamento: "Dorme. Sonha com tua liberdade em campos verdes".
Fiquei assim um bom tempo enquanto aguardava uma mulher chata, mão de vaca e fraca das ideia discutir o preço de um vestido de festa que deveria ser feito pela costureira. A doida queria pagar a enorme quantia de cinquenta reais pelo vestido de festa! Isso não paga nem a linha!
E ainda queria desconto!
Como mamãe dizia, tem muita gente que é besta ou se faz de besta nesse mundo.
A infame foi embora, graças a Deus.
Finalmente pude dizer o queria, fazer a barra das calças da minha sobrinha Beatriz, coisa de alguns minutos. Ufa!
Fiquei mais um pouco com meu amigo alado e entendi o que ele queria e ele sabia que eu o entenderia e podia confiar em mim.
Contei isso para minha irmã Rosi que só fazia "hum..." enquanto me ouvia. Ela diz que sou maluca e se o for, não me envergonho disso. Sou maluca beleza, uma maluca do bem, graças a Deus.
O Homem, o bicho homem, se acha muito sabido e dono da verdade e alguns muitos doutores da espécie dizem que animais são estúpidos; só comem, defecam, dormem e procriam. Conheço bicho gente que adora fazer isso, mas ainda não procriou, louvado seja Deus Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Bom...
Pássaros têm cérebros pequenos e por isso seriam estúpidos, pouco inteligentes, incapazes de pensar e toda essa baboseira de verdade absoluta.
Discordo.
Quando estou zanzando pela casa fazendo alguma coisa e Boreal não me vê, fica miando desesperadamente e me procurando e quando me acha, me olha com seus olhinhos de alívio e alegria.
Quando paro as artes domésticas e me sento para escrever, ler ou ver TV, ele e os outros se aconchegam perto de mim.
Quando saio de casa e volto algumas horas depois, estão todos me esperando atrás da porta, e se trago sacolas de compras já sabem que ali tem alguma coisa gostosa para eles. 
Os peixes sobem à superfície da água dos aquários improvisados ou nadam para perto da posição em que estou em relação a eles, sabem que vou dar-lhes comida.
Se animais fossem estúpidos, atenderiam ao nosso chamado quando os chamamos por nomes que nós mesmos lhes demos?!
Saberiam quando estamos chegando em casa e correm todos para detrás da porta?
Brigariam por atenção e carinho?
Pediram comida? Olhariam para geladeira e para mim quando quisessem tomar seu leitinho antes de dormir? Como sabem que é na geladeira que está o leite sagrado de cada dia?
Comportamento repetido? Instinto?
Animais não são robôs, são vidas inteligentes que sentem medo, tristeza, alegria e confiança naquele/a que cuida bem deles.
A reação do pássaro preto ao me ver foi inesperada e bonita.
A comunicação entre o pássaro e eu foi inteira e entendemos o que o outro queria.
Tudo nesse mundo velho de meu Deus está conectado e nada nem ninguém está totalmente só.
Enfureço-me quando vejo ou sei de pessoas super-hiper-mega-power-plus religiosas e que não saem da igreja, mas maltratada animais. Leia a Bíblia, abestado/a e lá está que Deus criou todas as coisas, inclusive os animais.
Fiquei e ainda estou meio aturdida com a reação do pássaro preto ao me ver e   estou feliz por proporcionar alguma alegria e liberdade àquela criatura tão linda, mas que vive presa em uma gaiola triste.
Se pudesse o compraria, mas ninguém quer vendê-lo. Duvido que se eu chegasse com uma boa grana os donos deles não o venderiam para mim!
Dinheiro compra tudo, até mesmo pássaros pretos lindos, inteligentes e superiores à essa gentalha que os prende em gaiolas.
O que Deus estava pensando no dia em que criou esse animal bestial a quem deu o nome de Homem?!
É isso.


                     

                                      






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)