domingo, 13 de janeiro de 2013

Umbu ou Imbu

                                


Umbu é uma frutinha azeda e de cor esverdeada que quando madura torna-se amarelada e doce.
A maioria das pessoas, principalmente as nordestinas, como eu, chamam a fruta de Imbu.
Umbu ou Imbu, tanto faz, o importante é que adoro.
Tenho paladar aguçado para as frutas exóticas do Norte/Nordeste e gosto muito de jaca, pinha, pitomba, imbu...
Imbu significa "árvore que dá de beber" porque sua raiz, em forma de batata,  conserva água e é utilizada como alimento.
Lampião e seus cangaceiros desfrutavam dos benefícios do Umbuzeiro e seus frutos.
Vi uma vez no Globo Rural uma senhorinha bem idosa subindo nos Umbuzeiros para a colheita farta; fiquei com inveja: poder subir em árvores e colher umbus!
Passei na barraca de frutas do conterrâneo para tomar água de coco e perguntei se tinha umbu, e ele disse: "Tem não. O povo daqui gosta não e não compra não. Só gosta de fruta daqui de Sum Paulo".
É uma pena, um pecado e um desperdício!
Eu disse ao conterrâneo que é difícil o povo mais novo comprar essas frutas estranhas, só gente "véia" que vem lá do Sertão, como eu, é que gosta. 
Ele disse que chegaria um caixa de umbu neste fim de semana e pedi-lhe que reservasse alguns muitos para mim.
Pessoas que não gostam de jaca, pinha, pitomba, umbu e outras frutas deliciosas como estas, não são normais.
É isso.

                            







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)