quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Não consegui

                                       

Tentei, mas não consegui.
Preciso escrever, é meu vício, ainda mais depois do que vi na TV. Jesus!
Ajeitei Branca Maria no meu colo e ela está confortavelmente instalada.
Como já disse, tenho o hábito de zapear pelos canais da TV e paro em programas ridículos, esdrúxulos, vulgares, ruins mesmo. Como pode alguém produzir isso? Como pode ter audiência e atrair patrocinadores.
Termina o horário político que para mim mais parece o "horário putístico", com o perdão da palavra, e começa a novela. Não consigo assistir direto e até o fim, sou inquieta e mudo de canal; são programas de vendas, religiosos, esportivos, filmes etc e tal, mas sempre paro em programas de gosto duvidoso, como o Programa do Ratinho, por exemplo. Já o citei aqui, falei sobre o cara sem graça que liga para as pessoas e as chama por apelidos que elas detestam.
Hoje parei porque chamou-me a atenção um rapaz franzino acompanhado por duas moças rebolativas, bundudas e peitudas que "dançavam" ao som da "música" horrivelmente "cantada" pelo pobre e simpático mancebo. Usei aspas porque a coisa era triste, Nossa Senhora!
E o jovem atende pelo vulgo artístico de MC P.A.P.O. 
Noooooooooooooossa!
Pensei comigo: "Que @#$%&! é essa?!"
É um concurso para escolher a "periguete" do Brasil, creio eu. Hoje foram apresentadas candidatas da Bahia, Meu Senhor do Bonfim!, e depois serão candidatas de Minas Gerais. 
São moças com cabelões compridos e esticados, a maioria loira, com vestidinhos curtíssimos e justíssimos, salto altíssimo. Tudo "íssimo" demais.
Fico pensando: "A mulher lutou tanto para ter liberdade, para ter direito ao voto, ao divórcio, ao trabalho, ao respeito e hoje faz tudo ao contrário! Que respeito pode ter uma mulher que se veste e se comporta como prostituta? Que rebola até o chão e se esfrega nos homens? Mulheres cujo objetivo maior é namorar e engravidar de jogador de futebol e garantir dinheiro certo pelo resto da vida? Estamos indo na contramão daquilo pelo que lutamos tanto? 
Posso parecer radical e antiquada, e sou. Nos quesitos postura e respeito sou radical e antiquada com orgulho. Que exemplos femininos terão nossas filhas, netas, sobrinhas, primas, irmãs? Exemplos como mulheres fruta, periguetes, Marias Chuteiras e pseudo celebridades saídas de Reality Shows?
Comentei com minha amiga e colega de faculdade sobre o aniversário de setenta anos de Gilberto Gil; nossos grandes nomes da MPB já estão sessentões ou setentões e me pergunto o que será da nossa música quando eles partirem? Já temos nossos ouvidos tratados como penico pela música atual com artistas que fazem músicas descartáveis e de mal gosto.
Músicas como: "Ai se eu te pego você vai ver...Ai se eu te pego..." Isso é o melô do tarado? Da AIDS? 
Parece que as músicas são feitas apenas para o povo se divertir e ponto final. Não digo que tenhamos de ouvir apenas "música cabeça", mas a música atual está ruim demais!
Minha irmã comentou comigo sobre o fato de a cantora cabra entalada Shakira cantar nosso hino nacional na abertura da Copa do Mundo ou dos Jogos Olímpicos, não me recordo qual. Bom, minha cara cantora, temos ótimas cantoras em nosso país e que cantam em português, nossa língua. Obrigada.
Até mesmo cantoras com vozes boas e fortes mas que cantam musiquinhas bestas como Ivete Sangalo e Claudia Leite podem cantar muito bem nosso hino nacional. Isso sem falar em Ana Carolina, Maria Gadú, Maria Bethânia, Nana Caymmi, Marisa Monte, Daniela Mercury, Alcione... Só para citar algumas.
Tomara que não convidem os artistas da moda para cantar nosso hino, já pensou como ficaria? "Ouviram do Ipiranga, lê, lê, lê... as margens plácidas... oi, oi, oi... parapapa..."
Meu Deus, o que estão fazendo com nossa música, nossa cultura, nosso povo, nosso país?
É isso.

                                           

                                           


Um comentário:

  1. Hahahahahahahaha, cabra entalada é ótima, adoro quando você se refere assim quando fala da Shakira. Fanha chata!!!
    Fico imaginando quem eles colocarão para cantar nosso hino... Marisa Monte seria fantástico, né? Não gosto das músicas da Ana Carolina, mas a voz dela é demais também.

    Já falei que ADORO seu blog? Venho aqui direto. Só não comento porque tenho uma dificuldade ENORME em utilizar esses comentários do blogger. Mas diante do 'cabra entalada', eu tive que comentar.. hahahahaha.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)