segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tanya Angus

                                              

Era uma moça bonita de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Tanya tinha uma vida normal até ser diagnosticada com um tumor de hipófise aos vinte anos de idade.
Tanya tinha muitas dores de cabeça e começou a perceber que seus sapatos não serviam mais. Ela fez cirurgias e tomava medicamentos, mas continuava crescendo mesmo assim e para piorar a situação, as pessoas perguntavam se ela era mulher ou homem.
Eu sei bem o que é isso.
Tanya morreu hoje de manhã, aos 34 anos, de parada cardíaca e um AVC (acidente vascular cerebral).
Fiquei muito triste, embora não a conhecesse pessoalmente; mas a conhecia por meio do grupo americano de apoio a acromegálicos, Acromegaly Support.
Aqui no Brasil não temos um grupo de apoio e nem muita informação a respeito da Acromegalia.
Nos Estados Unidos as pessoas se unem mais em prol de uma causa e procuram políticos, celebridades e gente influente para conseguir apoio e ajuda. No Brasil, infelizmente, as pessoas se reúnem sim em prol de uma causa séria, mas ainda não temos o hábito de seguir em frente, de cobrar que nosso pedido seja atendido, ainda não. Não somos levados a sério.
A Acromegalia, se não tratada, leva a óbito e a expectativa de vida para os pacientes que não sabem que têm a doença e/ou não se tratam é de cinquenta anos.
Bom, que Deus receba essa moça e que ela possa enfim ter paz.
Amém.
A seguir, imagens de Tanya Angus antes e depois da Acromegalia.



Tanya, com uma camiseta que antes lhe servia

Tanya antes da Acromegalia
Tanya já acromegálica com Wayne Brown, fundador da  Comunidade de apoio a acromegálicos (EUA). Acromegaly Support Community

2 comentários:

  1. Acabei de ver um programa no discovery sobre ela...

    ResponderExcluir
  2. Olá Rejane, bom dia! Cheguei até o seu blog tentando saber um pouco mais sobre essa doença "Acromegalia". Há mais ou menos 3 meses fui informada por uma endocrinologista a possibilidade de ser portadora desta doença, estou muito apreensiva e gostaria de ter certeza se tenho ou não. Tenho alguns sintomas relacionados a ela, fiz alguns exames de sangue, o IGF-1 estava muito alto, mas vem caindo a cada novo exame, mesmo sem tomar medicação. Os níveis de GH depois de sobrecarga de glicose, reagiram normalmente. A Doutora diz que inicialmente não tem como confirmar o diagnóstico, devido ao resultado dos exames e que tenho que fazer acompanhamento e realizar exames de sangue periodicamente para verificar se os índices voltaram ao normal, se continuam em declínio ou se por acaso subiram. Desculpa te importunar, se nem te conheço, mas gostaria de te pedir ajuda com relação a esclarecimentos sobre esta doença. Como você chegou ao seu diagnóstico, quais os exames que você fez, quais os sintomas relacionados a doença? Já te agradeço antecipadamente por qualquer ajuda que você puder me dar. Meu e-mail é deise7764@hotmail.com. Fique com Deus.

    ResponderExcluir

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)