terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Educação, Criação, Presença dos Pais

                              


Eu fico observando a educação e a criação que os pais dão para seus filhos.
A maioria dos pais são ausentes, trabalham muito e compensam suas faltas e falhas comprando para os filhos tudo o que pedem. Estão criando monstros egoístas e sem limites. Já falei aqui também.
Vejo meninos e meninas pré adolescentes meio abobalhados, parecem que vivem numa bolha superprotegida e não sabem que lá fora existem e vivem mais pessoas; o mundo é grande.
Vejo esses pré adolescentes alienados que chegam da escola, enfiam a cara na tela do computador e ali ficam horas. Será que os pais sabem e monitoram isso? O perigo maior da Internet, creio eu, são predadores sexuais, pedófilos e outros criminosos e se não tiver um adulto monitorando a criança ou adolescente, ela será alvo fácil desses maníacos.
Quando não estão diante do computador estão com seus celulares de última geração que têm centenas de funções ou ficam horas de frente para um videogame.
Será que os pais ou cuidadores dessas crianças e adolescentes verificam suas tarefas escolares? Delegam algumas atividades para serem feitas em casa, como arrumar a própria cama, tirar ou por a mesa, ajudar com outras tarefas domésticas?
Vejo meninas de onze, doze, treze anos muito bobas, desligadas, mas muito antenadas na moda, maquiagem e tudo o que envolve o charme, a beleza e a peruíce feminina. 
E as escola, as lições, o comprometimento com os estudos e a educação? Estão também tão antenadas? Tenho dúvidas.
A culpa é dos pais que não orientam seus filhos e filhas e os deixam soltos sem limites e sem orientação.
Educar não é só matricular na escola e pronto, educar é participar da vida do filho, ficar atento aos sinais de que algo pode estar errado, impor limites, cobrar resultados e gritar por São Bento antes que a cobra morda, dizia mamãe.
Muitos pais acham que quando os filhos tornarem-se adultos saberão se cuidar, como se já viessem com um chip instalado e programado de fábrica. Não, isso está errado!
Criar os filhos largados, sem orientação e sem limites os transformará em adultos irresponsáveis, egoístas, arrogantes, acomodados, preguiçosos e sempre contando com a ajuda e o apoio do papai e da mamãe.
Saibamos educar, não criemos monstros que amanhã poderão nos matar de vergonha, decepção, medo, frustração ou matar de verdade mesmo.
Posso estar exagerando, mas é o que vejo nas minhas observações dos alunos, de familiares e conhecidos.
Bora botar esse povinho para trabalhar para poder dar valor ao que tem sem fazer esforço.
Ninguém nunca morreu de trabalho, mas por que arriscar?, pensariam e diriam os mal criados.
É isso.

                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)