terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Pais e Filhos: Respeito

                                  


Tenho orgulho de sempre ter respeitado meus pais, mesmo quando eu discordava de suas ideias, da maneira como educavam alguns filhos e quando eu discutia com eles.
Mamãe dizia que todos nós seis éramos iguais para ela, mentira. Ela era machista e mimava mais os filhos homens, principalmente meus dois irmãos mais velhos.
Em contrapartida, papai implicava com meus irmãos e mimava excessivamente minha irmã caçula. 
Por que uns têm que se lascar enquanto outros ficam na boa?
Assisto às vezes aos programas Super Nanny tanto na versão americana quanto na versão brasileira. A nanny americana é na verdade uma inglesinha gorducha e a nanny brasileira é uma senhora argentina e que tem jeitão de diretora de escola.
São famílias disfuncionais; pais que trabalham o dia todo e quando chegam em casa não querem saber de problema. As mães cuidam da casa, dos filhos e se tentam conversar com os maridos, eles dizem que pagam as contas e botam a comida na mesa, então é obrigação delas cuidar dos pestinhas.
Machismo Latino Americano.
Em outros casos são mães que ficam constantemente com o filho caçula no colo e ignoram os outros. Uma mãe gritava com os filhos de cinco e sete anos, os deixava comendo sozinhos na mesa da cozinha enquanto ia para a sala com o bebê no colo para assistir TV. O marido chegava do trabalho, se arrumava e ia para a igreja. 
Não havia diálogo entre pais e filhos.
Outros casos mostraram filhos que não obedeciam os pais, os xingavam, batiam neles e faziam o que bem queriam.
Um menino de sete anos fora muito mimado porque tivera uma doença grave, e agora recuperado, tornara-se um monstrinho.
O moleque abriu o portão e foi para a rua andar de bicicleta e o irmão de dois anos o seguiu. A mãe pedia sempre por favor para o filho obedecê-la e respeitá-la, mas o moleque a xingava e falava palavrões.
Hoje existem leis proibindo os pais de darem palmadas nos filhos. Legal?
Acho que não. Apanhei da minha avó Mãevelha e nem por isso me tornei uma pessoa má, mal caráter ou algo de ruim.
Os pais não educam os filhos hoje e amanhã será a vida e talvez até a polícia que lhes dê uns corretivos.
Achei os pais muito "moles", ausentes, incompetentes, incapazes de educar, impor limites e respeito aos seus pimpolhos.
Como uma criança de dois, quatro ou sete anos pode dominar totalmente os pais? Que adultos serão essas crianças? Em que se transformarão esses pequenos monstrinhos quando crescerem? Em grandes monstros?
Não defendo o espancamento ou violência extrema, mas umas palmadinhas para educar não vão deixar ninguém tão traumatizado como querem impor os defensores da educação moderna. 
O que vemos hoje são crianças, adolescentes e jovens sem limite, sem respeito pelos outros e sem educação.
Estava no Shopping Penha certa vez e me direcionava para a escada rolante, um grupo de adolescentes risonhos e abobalhados acelera o passo e passa na minha frente, só não caí porque me apoiei em minha bengala.
Evito aglomerações porque tenho medo de ser derrubada e só vou à lojas, Shoppings  e afins em dias mais neutros. Fim de semana nem pensar!
São os filhos da condescendência, da liberdade excessiva, da falta de limites e de umas boas palmadas.
A Educação e o Respeito começam em casa.
Tem um ditado inglês que diz: A mão que balança o berço é a mão que governa o mundo - The hand that rocks the cradle rules the world".
Como dizia mamãe: "Para um bom entendedor um risco quer dizer Francisco".



                                        

                                    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)