quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estômago & Temperança

Aurora Borealis
                             

Como dizia papai: "Meu 'istambo' não tá muito bom não".
Levei os exames de endoscopia e colonoscopia ao gastroenterologista, um simpático doutor de certa idade, mas os resultados foram inconclusivos; terei que refazer os exames com nova biópsia.
Tenho uma digestão pesada, difícil e certos alimentos me fazem mal.
Disse ao médico que avisei ao pessoal do laboratório sobre minha condição e que seria necessário um prazo maior para os efeitos dos remédios tomados para a realização dos exames.
Mas disseram que estava "tudo bem".
Fui orientada a tomar o remédio dado pelo laboratório às seis da manhã e o efeito daria-se dali há umas duas horas; os exames estavam agendados para a uma meia da tarde e eu deveria comparecer ao local ao meio dia. Sabia que não daria tempo de o remédio fazer o efeito esperado e eu ficar com estômago, intestino e afins limpos.
Pelo que o doutor pode ver baseado no que os exames permitiam ver, estou com a bactéria H. pylori, inflamações no estômago, irritações causadas pelo refluxo e outros pequenos problemas no duodeno e toda a parte digestiva.
Ele perguntou se havia alguém na família com problemas intestinais/estomacais e mencionei o histórico do meu avô José, pai de papai. O avô José tinha intolerância à lactose e um estômago delicado e uma digestão difícil, como eu. Se pudesse transformar em dinheiro todos os problemas de saúde que herdei, estaria numa boa hoje.
Vou tomar vários medicamentos, somados aos que já tomo regularmente para o tratamento da Acromegalia, hipertensão, diabetes, artrose... Graças a Deus.
Comecei ontem o tratamento e hoje amanheci meio mole; muito remédio e dois deles tenho que tomar em jejum. Fico com uma sensação desagradável de estômago cheio sem ter comido nada.
E o calor absurdo de hoje me deixou mais mole ainda. Detesto calor.
Nem saí de casa, iria à fisioterapia, mas desisti.
Quando ganhar na Mega Sena vou me mudar para um país frio quando aqui for verão.
Mas até isso acontecer, sigo reclamando do calor, me abanando e tomando gelados.
Além do calor e do estômago, outros problemas somam-se, graças a Deus.
Como dizem os mano curinthia: "Tá embaçado".
Têm coisas tão pequenas mas que surtem um efeito tão grande nas nossas vidas. Como dizia minha bisavó, Maria Higinia, Dona Gina: "Engulo um boi com as pontas (chifres) e não me entalo, já um mosquito me entala".
Tenho me entalado com muitos mosquitos ultimamente.
Mas nada é para sempre, nem as coisas boas nem as coisas ruins. Tem que ter um pouco de tudo, um equilíbrio, temperança.
Mas a balança anda meio desequilibrada.
Dias melhores virão.

Pinheiro é símbolo Celta da Temperança
                               


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)