quinta-feira, 3 de maio de 2012

Desculpa

Eu era boa aluna, tirava boas notas e saía da escola direto pra casa.
Tinha uma colega branquela, sarará, sardenta e com cabelos estilo "Afro". Essa simpática coleguinha adorava mandar nos outros e impor suas ordens.
Os outros coleguinhas tinham medo da sardenta poderosa. Eu não.
Um dia durante o intervalo a colega me provoca e eu tento ignorar; sou uma pessoa da paz.
Sempre fui muito diplomática; tento negociar pacificamente com o opressor, mas se não funcionar...
A semana inteira sou provocada pela sardenta de cabelo "Black Power" e chega uma hora que não aguento mais: desço-lhe o braço. Vixe!
No dia seguinte a mãe da briguenta vai à sala de aula e conversa com a professora.
A professora chama a sardenta folgada, que faz cara de vítima, e pergunta quem foi que bateu nela e a terrorista aponta o dedo para mim. 
A professora me chama. Ficamos de frente para a classe a professora dá um sermão sobre bom comportamento e boas relações com os colegas.
Terminado o sermão a professora me manda pedir desculpas para a colega e me faz prometer que nunca mais vou bater nela. Tá.
Demorei um pouco para me desculpar: "O que está acontecendo, Maria Rejane? Peça desculpas para sua colega, já!".
Eu demorei porque estava me recuperando do choque, pedir desculpas pra aquela folgada?! Foi ela que começou tudo! Não eu! Eu estava ultrajada!
A professora insiste; pedi desculpas.
A mãe da minha arqui-inimiga sai mais aliviada achando que as diferenças entre as coleguinhas foram resolvidas.
A aula volta ao normal.
A colega me provoca com sorrisinhos irônicos e eu a fulmino com olhar.
Toca o sinal e fazemos fila para sair; espero a colega.
Ela vem com um sorrisinho cínico achando que eu estava com medo dela, mas se enganou: "Você nunca mais chame sua mãe e me faça pedir desculpas em frente à classe, entendeu?!"
Isso foi na terceira série do Ensino Fundamental e estudamos juntas na mesma escola e às vezes na mesma classe até a oitava série. 
Mantínhamos relações diplomáticas.


                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)