segunda-feira, 14 de maio de 2012

Super

                                           


Zapeava pelos canais da TV e paro em um canal onde exibia entrevista com um humorista que interpreta uma conselheira mal humorada, bocuda e sem papas na língua.
As pessoas enviavam perguntas e a tal conselheira respondia de maneira irônica e engraçada. Uma moça manda a pergunta e agradece com um "super beijo" e a resposta da conselheira foi: "Um beijo está bom, não precisa de super beijo. Não somos íntimas, não precisa de exageros emocionais".
Como já falei em uma postagem anterior, o "super" invadiu a Língua Portuguesa e todo mundo foi na onda e para cada frase, tem um "super" no meio. É super legal, super fácil, super na moda, super bacana, super, super, super.
Além do super, achei interessante o exagero emocional mencionado pela conselheira; realmente, basta uma saudação, um agradecimento ou um simples beijo e/ou abraço, super beijo é um tanto quanto exagerado, principalmente se não conhecemos a pessoa e não somos íntimas dela. 
É cultural. Nós brasileiros temos o hábito de abraçar, beijar, dar três beijinhos no ar (porque no rosto raramente se beija) mesmo em pessoas que acabamos de conhecer e isso causa certa estranheza em pessoas de outras culturas.
Lembro que alguns anos atrás fui à casa de uma conhecida e lá chegando cumprimentei as pessoas com um "Boa noite" e um aperto de mão; as pessoas da casa esperavam os benditos três beijinhos. Fiquei sabendo depois que estranharam meu comportamento e minha atitude em relação aos cumprimentos; não fiz por maldade, cumprimentei educadamente a todos e achei que um simples aperto de mão era suficiente.
Lembro de uma gafe cometida pela então Primeira Dama Rosane Collor quando ao cumprimentar as Primeiras Damas de outros países que vieram ao Brasil para a ECO RIO 92; a distinta e inexperiente anfitriã beijou no rosto as senhoras, que estranharam tal gesto. Faltou alguém avisar à Primeira Dama para cumprimentar do modo mais tradicional e formal: o aperto de mão. 
Sem super beijos, sem super abraços (a não ser que sejamos íntimos, velhos amigos ou super heróis). Super simples.
É isso.


                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)