quarta-feira, 2 de maio de 2012

Escola

Mamãe foi professora.
Era muito querida pelos alunos e suas famílias.
Eu gostava de andar pela sala de aula entre as mesas dos alunos; queria ver o caderno de um, o lápis do outro.
Me pegavam no colo e me deixavam rabiscar seus cadernos.
Mamãe tinha que interromper a aula para dar um jeito em mim; ela chamava alguém da casa para vir me buscar, pois eu estava tirando a concentração dos alunos e atrapalhando a aula.
A escola ficava na fazenda e os alunos eram os trabalhadores e seus familiares.
Vinham me buscar e eu ia sob protesto.
Mas dali a pouco eu voltava; ia para outra sala de aula pentelhar outra professora e seus alunos.
Chegava a hora do intervalo e o lanche era distribuído; eu pegava meu lance e saía.
Dali a pouco sentiriam minha falta, procurariam por mim.
Eu ia pra casa e meu Paipreto estava de pé à porta a me esperar com um sorriso e um balançar de cabeça.
Me sentava no batente da porta e comia meu lanche.
Mamãe e os alunos me encontravam e ficavam danados comigo.
Paipreto dizia para todos voltarem às suas obrigações, sua neta estava muito ocupada comendo o lanche. Mamãe reclamava: "Essa moleca danada não deixa ninguém estudar, pega o lanche e sai sem falar nada; só para me deixar preocupada!".
Mamãe voltava para a escola e eu ficava com meu Paipreto, tinha concluído mais um dia de aula.


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)