sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sal Grosso, Palha de Alho & Mandingas do Bem

                                              


Mamãe tinha seus rituais para afastar energia negativa, inveja e "inganja" (o zóiao do povo, na sua linguagem peculiar).
O bom do Brasil é isso: essa mistura cultural, social, linguística e religiosa. Graças a Deus.
Mamãe queimava palha de alho com açúcar e pó de café e andava pela casa com essa mandinga a espalhar um fumacê que espantava mesmo era as muriçocas.
Mamãe nos dizia para colocar um dente de alho e uma pedra de sal grosso no bolso da calça quando fôssemos procurar emprego ou resolver alguma coisa importante.
Quando alguma visita desagradável ia embora, mamãe jogava um punhado de sal grosso pelas costas da dita cuja isso sem contar que nós também éramos adeptos praticantes da macumbaria, como diz Fubá. Colocávamos a vassoura pra cima e atrás da porta na tentativa de fazer a visita ir embora logo. 
Uma vez uma vizinha curiosa perguntou porque a vassoura estava ali e daquele jeito e nós dissemos que era para secar mais rápido.
Mamãe comprava na feira tranças de cebola e alho e usava como amuleto na casa. Ninguém podia pegar um cebola ou um alho para fazer tempero, ela comprava separado. 
E como todo pobre mandingueiro que se preze, tinha na entrada de nossa casa vasos com plantas como Comigo ninguém pode, Espada de São Jorge, Guiné, Babosa e outras.
Se dependesse de mamãe, de sua fé e de suas mandingas, nenhum mal chegaria à nossa porta.
Amém.
E estou zapeando pela Internet e vejo o anúncio de uma correntinha com um pingente cheio de sal grosso; era para afastar a má sorte, segundo o anúncio. 
É cada coisa que inventam para ganhar dinheiro!
Acho que vou patentear as mandingas de mamãe e fazer bijuterias com casca de alho, pó de café, plantas...


                                          
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)