domingo, 13 de maio de 2012

Dia das Mães

                                            


Segundo domingo de maio, dia das mães.
Hoje é treze de maio, data em que foi sancionada a Lei Áurea, acabando com a escravidão no Brasil; isso foi em 1888 e foi assinada pela Princesa Isabel.
Bom...
O dia das mães é comemorado todo segundo domingo de maio e como eu disse anteriormente, o mês de maio é um mês em que não temos muito o que comemorar; papai e mamãe partiram nesse mês.
Maio de 2001, compro um cartão para os dias das mães, era um bonito cartão com imagens de belas flores, como mamãe gostava. Fui ao correio na segunda-feira para enviá-lo para mamãe e torcendo que chegasse antes do domingo. Mamãe partiu uma semana antes e o cartão chegou exatamente no dia do seu enterro.
Peguei o cartão, li, chorei, me revoltei. Mamãe não veria o cartão, não se emocionaria, não admiraria as belas flores do cartão, não o mostraria orgulhosamente para as pessoas que fossem à nossa casa. Por que mamãe não esperou? Por que mamãe tinha que partir tão cedo? Tanta gente ruim pelo mundo e por que mamãe tinha que ir? Por quê? Por quê?
Dor, revolta, lágrimas, tristeza, saudade, falta...
Lá se vão onze anos sem mamãe e parece que foi há onze dias, onze minutos, onze segundos...
Certa vez conversava com uma conhecida e ela disse que o mundo, a vida é cíclica; cumprimos nosso ciclo e temos que partir. 
Mas por que uns vão mais cedo que os outros? 
Porque ela era precisava ir
Mas essa resposta não me satisfaz, não me convence, não responde à minha pergunta.
É preciso deixar, soltar, desapegar... É o caminho de todos nós e não deveríamos ser tão egoístas. Nascemos saudáveis, crescemos, procriamos, envelhecemos, adoecemos, morremos. O corpo é programado dessa maneira, nasce bom e com o decorrer dos anos vai se desgastando, até o dia em que se desligará dessa vida; é preciso ir para dar espaço àqueles que virão. 
Mas por que uns nascem mortos, outros vivem cem anos, outros vivem só por alguns dias ou algumas horas?
Cada um tem seu tempo e algumas vezes, por algum motivo que foge ao nosso entendimento, as pessoas vêm ao mundo apenas por algumas horas ou dias para apenas cumprirem seu ciclo; o ciclo que foi interrompido.
Até entendo e respeito, mas era minha mãe! Não aceito, ainda dói muito! Por mais explicações, razões, motivos, teses, sabedorias, conhecimentos, nomes e afins, eu ainda não evoluí o bastante para entender e aceitar numa boa a ida tão brusca de uma pessoa tão forte, tão corajosa, tão cheia de vida!
Você vai entender com o tempo e vai aceitar.
Pode ser, mas por enquanto ainda há muita dor e revolta.
Isso não é bom, deixe sua mãe seguir o caminho dela em paz. Ela ficará bem, era uma pessoa boa.
Eu sei.


                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)