terça-feira, 22 de maio de 2012

Lagarta

A lagarta e seu casulo em meu quintal

Reparei que as folhas das minhas plantas estavam murchas e enroladas; culpei meus gatos, principalmente Léo Caramelo e Ébano Nêgo Lindo.
Eles têm a mania de sentar em cima das plantas e adubá-las naturalmente.
Estou estendendo as roupas no varal e percebo uma fila indiana de pequenas lagartas saindo das plantas e indo em direção à parede da área de serviço. Elas procuravam um cantinho seguro e aconchegante para construir o casulo e dar início à metamorfose, serão borboletas.
Fotografei um dos casulos e todos os dias observo para acompanhar a transformação.
Tenho um pequeno jardim que é visitado por abelhas, borboletas e outros insetos, o problema são meus gatos que praticam salto em distância para alcançar os inocentes bichinhos.
Observando o casulo lembrei de um livro que li quando estava na quinta-série, "O caso da borboleta Atíria", e me encantei com a metamorfose dos insetos.
Meus primeiros livros tinham animais e outros elementos da Natureza como personagens principais: O peixinho sonhador, A abelhinha feliz, Meu pé de laranja lima, O caso da borboleta Atíria, O escaravelho do Diabo, A Ilha perdida...
A maioria dos livros era da Coleção Vaga-lume da Editora Ática, assim como os livros do peixinho e da abelhinha.
Bom, tomara que do casulo da lagarta devoradora de folhas saia uma bela borboleta.
É isso.


                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)