segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Psicopatas: Criador & Criatura

                             

Psico; alma.
Pathos; doença.
Psicopata; doença da alma.
Alma, nesse caso, refere-se ao caráter, personalidade, o ser, a pessoa e não tem nada a ver com a alma no quesito religioso.
Psicopatas são frios, egocêntricos, não sentem remorso, são insensíveis aos sentimentos alheios, manipulam, são simpáticos, charmosos, sedutores, se irritam perante às frustrações, são mentirosos, propensos a viver em um mundo de fantasias, não gostam de ser contrariados, são agressivos, são controladores, são muito simpáticos e agradáveis para com estranhos mas demonstram ressentimento para com os familiares. Alguém da família é sempre culpado por seus problemas.
Psicopatas não gostam de monotonia, regras e rotina e por isso têm entusiasmo curto por relacionamentos, empregos, objetivos etc...
Começam em um novo emprego, amizade ou projeto, mas em pouco tempo perdem o interesse a procuram desculpas para abandoná-los e colocam defeitos para justificar o abandono. Estão sempre começando algo novo mas nunca terminam. São imaturos, têm comportamento infantil, manipulam até conseguir o que querem, não demonstram gratidão e explodem em fúria agressiva caso sejam contrariados. 
São vingativos e "matam na unha", como diz o ditado.
São sempre vítimas e estão sempre certos; o mundo é que está errado.
Psicopatas somatizam seus problemas psicológicos e os transformam em problemas físicos. Só eles podem ser e estar doentes e sua doença é sempre mais séria e grave que a de qualquer outro ser humano na face da Terra.
Psicopatas nutrem ódio por algo ou alguém, principalmente se não conseguirem o que querem. Choram "lágrimas de crocodilo", são dramáticos, teatrais, falsos. Geralmente não respeitam figuras de autoridade, como pai ou mãe. São humanos sem humanidade. São frios, calculistas, falsos, perversos.
Psicopatas são ótimos atores, estão sempre alegres, dispostos a ajudar, a aconselhar, mas sua mente doentia está sempre arquitetando uma vingança.
Psicopatas não demonstram emoções, mas as finge ter. Estão sempre procurando ser legais para depois conseguir o que querem e para provar isso presenteiam os filhos das suas vítimas intencionais.
Psicopatas são golpistas, seduzem para conseguir o que querem e nunca pagam o que devem.
Há algumas possíveis causas para a psicopatia, como disfunções neurológicas,  genética e traumas de infância, como abuso sexual, por exemplo.
Alguns fatores associados podem explicar a psicopatia em algumas pessoas: abuso sexual na infância, permissividade, falta de limites, compensações. 
Crianças abusadas são compensadas pelo abusador com total liberdade e sem limite nenhum; os abusadores compram para elas tudo o que querem, as protegem como um animal feroz protege suas crias, não aceitam que critiquem a criança, sua educação e seu comportamento. A criança sente-se à vontade para fazer o quiser, quando quiser e como quiser; podem até desrespeitar os mais velhos, que o abusador vai achar um desculpa para justificar a gracinha da criança.
São criador e criatura. Monstros criados por um monstro maior ainda.
Com o fim do criador a criatura entra em um círculo autodestrutivo.
É triste como um ser humano pode destruir outro ser humano.
É cobra engolindo cobra, diziam os antigos.

PS: Para falar sobre psicopatia eu li o livro "Mentes Perigosas" da psiquiatra Ana Beatriz Bastos, assisti a documentários sobre doenças da mente, psicopatas, sociopatas e outros, nos canais Discovery e National Geographic. Reli meu livro de psicologia usado nas aulas da faculdade: "Introduction to Psychology" by Rod Plotnik e li sobre psicopatas no site de busca "Wikipedia".
Mas as informações supra citadas não foram tiradas apenas de livros, Internet e documentários de televisão. 
Infelizmente.

               
                                        




Um comentário:

  1. Eu gostei muito desse seu artigo sobre psicopatas, de facil leitura, bem direto e simples, embora tambem bem detalhado. Meu sogro esta em um relacionamento com uma senhora que, apos muita pesquisa, percebi ser psicopata. Ela e muito simpatica, prestativa ate demais, mas eu logo senti que havia algo errado, pois a primeira vez que ela foi a casa dele, ficou tao maravilhada e agora demonstra ter uma fixacao pela casa, como se sonhasse em conquista-la. A velha e tao safada, nunca perde a oportunidade de se dizer injusticada pelas filhas, abusada pelo ex-marido, pra angariar a pena das pessoas. Mas as poucas historias que a ouvi contar tem furos. Ela esta sempre com uma expressao serena e feliz, ate mesmo quando meu sogro esta em situacoes muito dificeis e tristes, ela nao se abala, pode oferecer um drink que ela vai aceitar de muito bom grado. Ela finge preocupacao as vezes, mas se trai o tempo todo. Ele, coitado, confia na cambalacheira plenamente e paga tudo pra ela, ja inclusive deu joias de presente. Ela adora se divertir. Detalhe: os dois se conheceram na internet, antro dos sociopatas. Agora e isso, esperar ate que ela revele sua real face a ele, porque pra mim nao ha mais pergunta sem resposta: ela e uma sociopata fdp. Obrigada, seu artigo ajudou a reforcar mais uma vez a minha opiniao.

    ResponderExcluir

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)