segunda-feira, 30 de abril de 2012

Caminho Suave

                                              


Usei a cartilha Caminho Suave na 1ª e 2ª séries. Fui alfabetizada com a cartilha que hoje sofre algumas críticas de educadores, pedagogos, psicólogos e todo o povo dono da verdade e sabe tudo.
Adorava minha cartilha e viaja nas cores, tons, formas e formatos das imagens que ilustravam as histórias e lições.
No primeiro semestre aprendemos o beabá básico e no segundo semestre iniciaríamos a segunda parte da cartilha com os encontros consonantais, dígrafos, os sons da letra X etc...
Eu não sabia como ler palavras escritas com ç e uma das lições da cartilha tinha o título Moça e o cedilha da palavra era um cacho do cabelo da personagem título.
Eu lia "moca", pois não conhecia o som da cedilha e me perguntava para que servia aquele rabinho na letra c.
A professora contou uma historinha para explicar o C e o Ç, era assim: Duas irmãs moravam na floresta e sua mãe havia recomendado que nunca se afastassem muito do quintal da casa quando fossem brincar. Mas uma bruxa malvada estava de olho nas meninas que tinham uma longa e dourada trança. Certo dia, as irmãs passeavam pela floresta para colher flores e a bruxa malvada conseguiu cortar a longa, linda e dourada trança de uma das meninas e por isso ficaram as letras C e Ç. Uma com trança e a outra sem.
Adorei a historinha e imaginava as irmãs passeando pela floresta, mas por que a bruxa malvada queria o cabelo delas? Nunca soube a verdade dessa história.
Depois da lição Moça, aprendemos a lição da Telha (lh), do Crucifixo (os sons do X), da Ambulância ( a letra m antes de p e b), Foguete (gu), Galinha (nh), Pêssego (ss), Garrafa (rr)... E a cada nova lição eu me encantava e viajava no mundo das palavras.


                                                


                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)