sexta-feira, 20 de abril de 2012

Flamboyant

Flamboyant
                                          
Estava na terceira série do Ensino Fundamental e a professora Dona Maria Tereza nos levou para passear no bosque da escola.
Além do bosque, havia também um jardim enorme, lindo e florido. Hoje tem muita grade, lembra uma prisão, infelizmente.
A professora nos mostrava as plantas, as flores e as árvores e entre elas havia uma chamada pau brasil; árvore que dá nome ao nosso país.
O pau brasil era pequeno ainda e segundo Dona Maria Tereza, dali a uns trinta anos a pequena árvore cresceria e ficaria grande e forte, assim como nós. Tínhamos na época entre nove e dez anos.
Voltamos para a sala de aula e a coordenadora de alunos, a Dona Xyla, veio nos dar uma palestra sobre Natureza, plantas, oxigênio...Fiquei admirada com todas as coisas boas que as árvores nos dão: sombra, oxigênio e frutos!
Ao final da palestra Dona Xyla entrega para cada um de nós um pacotinho com algumas sementinhas de árvores e nos ensina sobre como plantar, regar e cuidar delas.
O meu pacotinho era com sementes de Flamboyant e eu não sabia que planta era essa e Dona Xyla diz que é uma árvore muito linda e suas flores têm cores fortes e bonitas; disse também que deveríamos primeiro plantar as sementes em um vaso e regar diariamente, mas que deveríamos tomar cuidado para não colocar água demais. Quando a plantinha estivesse com uns quinze centímetros de comprimento, aí deveríamos transplantá-la no jardim para que ela crescesse forte e bonita.
Chego em casa toda feliz e mostro a mamãe e a Mãevelha meu pacote com sementes de Flamboyant. Mãevelha me ajuda a plantar e me diz para não colocar muita água.
Todos os dias eu me levantava e ia regar minha futura árvore, mas reparei que os dias se passavam e nada do meu Flamboyant brotar. Fiquei tão triste.
Falei para Mãevelha e ela disse: "Tu bota água demais na bichinha, assim tu sufoca ela".
Meu Flamboyant não brotou e mamãe disse que um dia compraria mais sementes para mim e que eu deveria tomar cuidado para não colocar muita água.
Hoje passo pela minha antiga escola e vejo as árvores do jardim e do antigo bosque espremidas entre as horrendas grades. O pau brasil já está adulto e maduro, assim como os pequenos alunos que um dia foram pequenos como ele.
O Flamboyant cresceu nos meus sonhos e está forte, bonito e florido.
Flores de Flamboyant


Pau Brasil







                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixem comentários, adoro saber o que pensam sobre o blog. Obrigada ;-)